Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Programa Avançado de Cultura Contemporânea

Criado em 1994, é um programa de ensino, pesquisa e documentação vinculado ao Forum de Ciência e Cultura - FCC / UFRJ. Abriga contribuições interdisciplinares produzidas nos centros de pesquisa da UFRJ e de outras entidades acadêmicas e culturais e organizações da sociedade civil, no país e no exterior.

A influência da mídia, a expansão das redes eletrônicas de informação, a interferência da lógica do mercado sobre a produção cultural tornam mais urgente a reflexão sobre as transformações globais em curso e seu impacto sobre as sociedades em desenvolvimento. Questões como cidadania, exclusão e as novas dinâmicas da desigualdade nessas sociedades impõem-se como objetos de estudo prioritários.

O PACC, que se organiza como um ambiente de troca e convivência acadêmica, abriga pesquisadores permanentes e associados, um Programa de Pós-Doutorado em Estudos Culturais, um Programa de artista/escritor residente e a Coordenação Interdisciplinar de Estudos Culturais (CIEC/ECo/UFRJ), além de um acervo de documentação.

As principais linhas de trabalho do PACC são: globalização, identidade e cultura; novas tecnologias, políticas de informação e produção de conhecimento; políticas culturais e relações internacionais.

O PACC organiza regularmente o Seminário Permanente de Cultura Contemporânea oferecido a alunos de cursos de mestrado e doutorado em Comunicação, Letras, História, Arquitetura, Artes e de outras áreas afins. O Seminário aceita ainda alunos de graduação mediante seleção prévia.

O PACC implementa pólos de informação e referência, cursos, pesquisas, laboratórios, documentação e eventos no âmbito da internet. Temos Bibliotecas Virtuais Temáticas - Estudos Culturais, Literatura, Artes Cênicas - e um núcleo editorial que publica o Informativo O Dragão Cultural e a Revista Z.

 

Coordenadora

Heloísa Buarque de Hollanda - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Contato

3873-5150 ou 3873-5156

Topo