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Leitura Crítica – adequação metodológica para utilização na atualidade para formação de liderança juvenil de multiplicadores
Agência Experimental de Publicidade - LUPA (Laboratório Universitário de Publicidade Aplicada)
Curso de Extensão: Processos de Criação da Cena
Webradio Audioativo.com: informação, entretenimento e cultura através das ondas de rádio digitais
Jornalismo, Rádio Digital ao vivo e acessibilidade na web
Curso de Extensão Política Externa, Mídia e Opinião Pública
Cinema, Prática e Pensamento
Observatório de Publicidade Expandida (Obs.)
 

 

Leitura Crítica – adequação metodológica para utilização na atualidade para formação de liderança juvenil de multiplicadores

Coordenadora (e gestora):

Raquel Paiva de Araujo Soares

Vice-coordenadora: Patrícia Gonçalves Saldanha (UFF)
Colaborador: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos
Membro da Comissão: Muniz Sodré de Araujo Cabral
Discentes colaboradores da UFRJ: Ana Luiza Albuquerque (Jornalismo), Bárbara de Jesus Souza (Jornalismo), Gabriela Xavier Martins de Lima (Rádio e Tv), João Paulo Carrera Malerba - Doutorado em Comunicação e Cultura), Luísa Pereira de Abreu (Jornalismo), Renata da Silva Souza - Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura)
Membros colaboradores externos à UFRJ: Guilherme Bento de Faria Lima (UFF) e Marcelo Monteiro Gabbay (FMU)

Resumo:

A proposta tem como objetivo amplificar o olhar crítico de parcela da juventude (entre 16 e 35 anos de idade de ambos os sexos) que já exerce algum tipo de liderança ligada às práticas comunicacionais ouque se interessa pela temática e que mora em bairros populares e favelas do estado do Rio de Janeiro. A presente aplicação propõe, portanto, a formalização de um projeto-piloto de linha Educacional, estruturado em dois (2) cursos que ocorrerão no 1º e no 2º semestres de 2015 nas dependências do INPECC (LECC/UFRJ e LACCOPS/UFF).

Serão cursos de média duração com a mesma formatação metodológica para facilitar a mensuração das metas preestabelecidas, mas que também têm intuito de avaliar os resultados imateriais (subjetivos) que serão documentados em vídeos, sob o formato de depoimentos dados pelos próprios participantes(alunos, professores, pesquisadores e técnicos) ao final de cada unidade, como uma das atividades de finalização que ocorrerão nos seminários.

Em linhas gerais, pretende-se incrementar a discussão sobre as estratégias de dominação usadas pelos mas media e a possibilidade de apropriação das técnicas de comunicação atualmente controladas pelo mercado para utilização em projetos de comunicação que podem vir a modificar positivamente a realidade do próprio lugar.

Período de realização:  
Nº de vagas para discentes: 6
Pré-requisito para participação dos discentes: Bolsistas CNPq e PIBIC/UFRJ
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; (21) 8141-1215
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Agência Experimental de Publicidade - LUPA (Laboratório Universitário de Publicidade Aplicada)

Coordenadora:

Maria Beatriz da Rocha Lagoa

Vice-coordenadora: Monica Machado Cardoso
Demais membros da equipe: Marta Araújo Pinheiro e Patricia Cecilia Burrowes

Resumo:

Com a estrutura e a metodologia de uma agência de propaganda (atendimento, planejamento, criação) e sem fins lucrativos, a Agência, desde o ano de 2006, oferece conhecimento, técnicas e serviços para setores sociais carentes de serviços publicitários para fins de representatividade e inclusão social. A partir do reconhecimento da universidade pública, bem como dos recursos técnicos e científicos que estão ao seu dispor, a Agência faz uma ligação entre universidade, mercado periférico e demandas sociais, assim como busca ampliar a formação dos alunos com a participação no mercado social. Sua meta tanto é proporcionar aos alunos um ambiente completo de aprendizagem articulando ensino, extensão e pensamento crítico sobre as atividades realizadas, quanto objetiva transferir o conhecimento adquirido e produzido na academia em benefício da sociedade, como exemplo, a pesquisa produzida pela Agência sobre o tema divulgada ao público pelo seu blog. O resultado esperado é o entendimento e a experiência ampliados da publicidade e da comunicação como atividades sociais. Foram selecionados alguns dos clientes parceiros atendidos nos últimos três anos: 1. Marca da História Oral (UFRJ, UFPE, UFRGS, Comissão de Anistia do Ministério da Justiça); 2. Seminário Brasil-Argentina, 4º encontro da ULEPICC; 3. Bienal de Búzios (BAB 2013) 4. Solidariedade Técnica (SOLTEC/UFRJ): 5. Projetos Sala de Cinema e Jornal Comunitário (Instituto Communicare): 6. Surfin’Get; 7. Rede de Cultura/Rede Periferia (Rede de Ação em Cultura).

Cabe lembrar que a Agência, desde o seu funcionamento, recebeu três menções honrosas consecutivas e o prêmio FUJB (2012) na categoria de Comunicação, colocando-se assim entre os dez projetos premiados em toda a UFRJ, no 9º Congresso de Extensão.

Período de realização: contínuo
Nº de vagas para discentes: 6
Pré-requisito para participação dos discentes: ter cursado as disciplinas Direção de Arte e Redação Publicitária
Contato (e-mails e/ou telefones): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link para o projeto no SigProj:

 
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Curso de Extensão: Processos de Criação da Cena

Coordenadora:

Alessandra Vannucci

Vice-coordenadores: Profa. Dra. Tania Rivera (UFF), prof. Dr. Claudio Oliveira (UFF)
Demais membros da equipe: CONVIDADOS:
Profa. Dra.Ellen Saur (Departamento de Educação da Norwegian University of Science and Technology, Trondheim/Noruega);
Prof. Dr. Frederico Coelho (Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio);
Prof. Dr. Davi Pessoa (Especialização em Literatura e tradução da UERJ).

(PARCEIROS do Centro Municipal de Artes Helio Oiticica:
Izabela Pucu (diretora, doutoranda na EBA-UFRJ);
Antonio Manuel Neves (assessor, graduando na História-UFRJ).

(COLABORADORES do programa Plataforma de Emergência ao qual o Curso é vinculado:
Prof. Dr.Tadeu Capistrano (EBA-UFRJ), profa. Dra. Livia Flores (ECO-UFRJ), profa. Dra. Eleonora Fabiao (ECO-UFRJ).

Resumo:

Curso presencial, oferecido no âmbito do Programa de Extensão Plataforma de Emergência realizado pelo Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a UFF, PUC e UERJ através de seus programas de graduação e pós-graduação nas áreas das artes visuais, artes cênicas, filosofia, comunicação social, sociologia, antropologia e psicologia. A Plataforma prevê três encaminhamentos: Interlocuções, Oficinas e Deslocamentos. O curso a ser oferecido em 2015.I no CMAHO, com participação de comunidade acadêmica (alunos de pós-graduação e de graduação) e cidadã (professores de escola técnica, artistas, educadores engajados em projetos sociais, etc.) se articula nesta última categoria; a qual evoca, com a palavra deslocamento, o movimento de expansão da universidade no território urbano do qual a Praça Tiradentes é fortemente representativa. O Curso oferece um conjunto presencial de ações pedagógicas, planejadas, de caráter teórico e prático, com carga horária de 48 horas e processo de avaliação. Ao longo do Curso, teremos algumas aulas abertas com convidados, promovidas pela direção do CMAHO e realizados no Auditório do Centro Cultural, com portas abertas para a população. Realizaremos cinco oficinas de experimentação de táticas artísticas de intervenção urbana, comandadas pelos participantes do curso, com possível extensão no entorno da Praça Tiradentes.

O objetivo do curso é investigar processos de criação como interface entre táticas, ato, memorial e poéticas e vivenciar alguns dos processos observados. Interessa investigar: a atuação intermídia e auto ficcional do artista-pesquisador; a obra como resíduo e relato do processo; estratégias para alteração dos modos de recepção: ritual, jogo, instalação, bloco-experiência, saturação urbana, ato público; o diário de trabalho como performance; a viagem e o deslocamento como dispositivo criativo. Iremos ler e debater textos de artistas que investigam seu próprio processo de criação. A pesquisa incluirá trabalhos de Luigi Russolo, F.T. Marinetti, Fortunato Depero, Bertolt Brecht, Antonin Artaud, Tadeusz Kantor, Francis Bacon, Peter Brook, Eugenio Barba, Pierpaolo Pasolini, Paul Klee, Bill Viola, Judith Malina. Especialmente, analisaremos diários e documentos datilografados e fotográficos que pertencem aos arquivos de Julian Beck e Hélio Oiticica na década de 70, quando ambos estavam desterrados (Beck no Brasil, Hélio em NYC).

Período de realização: 2015-I, quartas-feiras, 14-17h, no Centro Cultural Hélio Oiticica, de 18 de março a 24 de junho. Aulas abertas: 25 de março, 29 de abril, 24 de junho
Nº de vagas para discentes: 30 (das quais 9 preenchidas pelo PPGAC-ECO e o resto por inscrição no site do CMAHO ou presencialmente)
Pré-requisito para participação dos discentes: Frequência
Contato (e-mails e/ou telefones): Antonio Manuel Neves <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>

Link para o projeto no SigProj:

 
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Webradio Audioativo.com: informação, entretenimento e cultura através das ondas de rádio digitais

Coordenador:

Gabriel Collares Barbosa

Demais membros da equipe: Sergio Muniz Miguel

Resumo:

A Webradio audioativo.com é um canal que, utilizando a linguagem do rádio e da internet, disponibiliza diariamente programação sobre cultura, entretenimento, notícias, reportagens e entrevistas. Atualmente são quatro programas. Há periodicidade e os mesmos contam com a participação de bolsistas e voluntários em todas as fases de produção - desde a proposição de pautas, passando pela execução (que envolve roteiro, apuração, captação de sonoras e gravação do texto base) à edição e postagem dos conteúdos na plataforma de uma webradio que trabalha com software livre (wordpress). Importante frisar que a página é hospedada e conta com o apoio técnico-logístico do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ. Por se tratar de um projeto já existente, embora sem bolsistas PIBEX - até o momento, evidencia-se através da proposta e dos conteúdos já veiculados na webradio o caráter extensionista. Pela medição dos acessos, além dos comentários e postagens no site da webradio, conseguimos atender ao anseio da comunidade acadêmica que encontra nesse portal uma equipe que pode oferecer o ferramental técnico e tecnológico para que as propostas sejam roteirizadas e executadas. Os programas apresentam conteúdo apurado pelos alunos de Jornalismo, com ênfase na prestação de serviço. Um dos programas, intitulado 'pesquisa ativa', realiza entrevistas com professores e bolsistas de iniciação científica. Uma das contribuições da webradio, que hoje conta com 15 mil acessos , é possibilitar ao público externo se inteirar do que é discutido na universidade e que, por razões mercadológicas, acaba ficando fora da pauta de cobertura da grande imprensa.

Período de realização:

Contínuo

No. de vagas para discentes: 4
Pré-requisito para participação dos discentes: Não há
Contato (e-mails e/ou telefones): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; 99761-1799

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Jornalismo, Rádio Digital ao vivo e acessibilidade na web

Coordenador:

Gabriel Collares Barbosa

Demais membros da equipe: Horácio Soares, Sergio Muniz Miguel e Paulo Affonso

Resumo:

Veiculação semanal de programa(s) jornalístico(s) que se propõe(m) a oferecer aos internautas um produto noticioso com linguagem híbrida entre o radiojornalismo e o telejornalismo. O mesmo será disponibilizado ao vivo em tempo real ou pelo sistema on demand via streaming, pelo portal www.audioativo.com, por sua vez um projeto de extensão e iniciação artístico-cultural da Central de Produção Multimídia da Escola de Comunicação da UFRJ.

Período de realização:

Contínuo

No. de vagas para discentes: 5
Pré-requisito para participação dos discentes: Alunos de Jornalismo ou Radialismo a partir do quarto período
Contato (e-mails e/ou telefones): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; 99761-1799

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Curso de Extensão Política Externa, Mídia e Opinião Pública

Coordenadora:

Prof. Dra. Cristina Rego Monteiro da Luz

Vice-coordenadores: Pablo Fontes - mestrando em relações internacionais PPGRI /UERJ
Demais membros da equipe: Taísa Rezende -mestrando em ciência política pelo IESP/UERJ; Danielle Costa -Doutoranda em ciência política pelo IESP /UERJ

Resumo:

A partir do processo de redemocratização (fim do regime militar e ascensão de
um governo civil), o projeto busca compreender as mudanças observadas nas agendas
da Política Externa Brasileira, mais particularmente no que diz respeito aos atores
domésticos e ao redimensionamento do papel do Ministério das Relações
Exteriores. Nesse sentido, o projeto busca analisar mais particularmente a mídia como
um novo ator da Política Externa Brasileira, entender seus repertórios, discursos
e interesses, buscando para isso um arcabouço teórico com referências aos autores que
estudam a relação entre a mídia e a Política Externa Brasileira (e a política externa em
geral).

Período de realização:

 
No. de vagas para discentes: 50
Pré-requisito para participação dos discentes: Estar cursando ou ter cursado curso superior.
Contato (e-mails e/ou telefones): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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Cinema, Prática e Pensamento

Coordenador:

Prof. Ivan Capeller

Vice-coordenadores: Barbara Tavela da Costa / técnica
Demais membros da equipe: Ronald Teixeira da Cunha. Técnicos: Adolfo Lachtermacher, Alexandre de Oliveira Nascimento, Aurélio Orth de Aragão, Davi Silva Pereira, Mauro Lúcio dos Reis Correa, Valdirene Martos da Silva, Marcelo Antonio de Brito.

Resumo:

O objetivo do projeto é possibilitar uma troca de conhecimentos teóricos e práticos relacionados à produção audiovisual entre a comunidade acadêmica da Escola de Comunicação (discentes, docentes e técnico-administrativos), pessoas externas à universidade e realizadores do Cinema Contemporâneo Brasileiro através da promoção de oficinas que perpassem todas as etapas do processo de criação cinematográfica. Durante quatro meses (julho a outubro de 2015), alunos da ECO e pessoas externas à universidade participarão de seis oficinas integradas: Roteiro e Direção; Produção; Direção de Fotografia; Captação de Som; Direção de Arte e Edição de Imagens. Cada oficina será ministrada por 1 (um) docente, 1 (um) técnico da ECO, 1 (um) aluno bolsista de extensão e contará ainda com a consultoria de um realizador do Cinema Contemporâneo Brasileiro especialista convidado. Ao final das oficinas, teremos, como produto final, três curtas-metragens produzidos de forma coletiva por alunos da ECO e pessoas externas à universidade. Cada oficina terá a participação de 9 (nove) inscritos, 5 (cinco) alunos de Graduação da ECO e 4 (quatro) pessoas externas à universidade que serão selecionados pelos docentes e técnicos da ECO. Os curtas-metragens serão exibidos em sessão especial aberta a todos (internos e externos à UFRJ) no Campinho do Campus da Praia Vermelha ao final do projeto.

Período de realização:

Julho a outubro de 2015

No. de vagas para discentes: 30
Pré-requisito para participação dos discentes: Nenhum
Contato (e-mails e/ou telefones): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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Observatório de Publicidade Expandida (Obs.)

Coordenador:

Patrícia Burrowes (ECO/UFRJ)

Vice-coordenadores: Ana Paula Bragaglia (GCO/UFF)
Colaboradores: Guilherme Nery Atem (GCO/UFF); Lucimara Rett (ECO/UFRJ)

Resumo:

O Observatório de Publicidade Expandida (Obs.) propõe uma análise crítica de ações de comunicação de marketing. Baseado num grupo de discussão permanente que reúne docentes e discentes da ECO/UFRJ e do GCO/ UFF, o Obs. oferece ao público externo oficinas de leitura crítica da publicidade. Além disso, manterá um blog, com resultados das discussões.

O discurso do marketing está cada vez mais presente no cotidiano de todos nós. Aparece não só nos bem delimitados formatos tradicionais da publicidade, mas também sob roupagens novas, mais sutis, que recebem nomes como native advertising, advergaming, product placement, ou simplesmente 'produção de conteúdo'. A esse conjunto chamamos aqui de 'publicidade expandida'.

Em todos os casos a técnica da comunicação é empregada não para informar simplesmente, mas para tentar produzir o efeito de persuasão que seduza o público a consumir, ou aspirar a consumir, certos produtos, serviços e marcas. Trata-se de estratégias de retórica e de estética que trabalham a linguagem dos diferentes meios de forma a tornar mais atraentes, mais desejáveis, quase irresistíveis os produtos e serviços oferecidos.


A partir da observação do cenário da comunicação, analisamos casos selecionados, visando apontar tendências e revelar ao público não especialista as estratégias de comunicação persuasiva aí empregadas. Intencionamos assim promover a literacia mediática voltada para o ramo da publicidade expandida.

Período de realização:

fevereiro de 2016 a fevereiro de 2017

No. de vagas para discentes: 10
Pré-requisito para participação dos discentes: Não há
Contato (e-mails e/ou telefones): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Página no Facebook:

https://www.facebook.com/Obs-Observat%C3%B3rio-de-Publicidade-Expandida-1541549539490770/?ref=py_c
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