Na terça-feira, 12 de novembro, a partir das 13h, a ECO/UFRJ recebe a jornalista Vera Araújo para tratar sobre os seis anos de cobertura jornalística do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.
A deflagração do crime ocorrido no dia 14 de março de 2018, no bairro do Estácio, produziu uma série de reportagens em parceria com o repórter Chico Otávio, publicadas no livro “Mataram Marielle: Como o assassinato de Marielle e Anderson escancarou o submundo do crime carioca”.
Na pauta da conversa, Vera Araújo apresentará relatos acerca da cobertura do júri popular no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, bem como os bastidores do inquérito, das audiências de instrução e as inúmeras reviravoltas ao longo da investigação do caso.
A atividade faz parte da disciplina Reportagem I (2024.02) do curso de Jornalismo, ministrada pela professora Luciana Almeida e acontecerá no Auditório da Central de Produção Multimídia (CPM), Campus Praia Vermelha.
Vera Araújo é jornalista e repórter investigativa do Jornal O Globo desde 2000. Ela revelou a existência de grupos paramilitares na região de Jacarepaguá (RJ), que extorquiam dinheiro de moradores. Foi dela a ideia de batizá-los como milícias. Pela reportagem, ganhou o Prêmio Especial Tim Lopes de Jornalismo Investigativo (2009), além de outros por diferentes trabalhos na área criminal. No blog “Segredos do Crime”, Vera apresenta os bastidores de crimes emblemáticos e novas histórias policiais. A repórter foi comentarista das séries do Globoplay: ‘Vale o Escrito’ e ‘Lei da Selva’, sobre a guerra do jogo do bicho no Rio.