Pesquisar

 

face eco  twit eco  insta eco  ytube eco  sound eco

EMAILS DOCENTES

mini grade

mini ecopress

mini acesso siga

mini producoes

mini ecoar

mini biblioteca

mini calendario

mini manual

Manual do Pesquisador

 

 

Clique AQUI para fazer o download da tabela da grade de curso (versão do dia 16/12/2020).

Consulte também as ementas das complementares  e dos laboratórios.

* As informações contidas no documento podem sofrer alterações sem prévio aviso.

 

Dia 30 de novembro de 2020, por ensino remoto, começam as aulas referentes ao período letivo regular de 2020.1 – que vão até o dia 06 de março de 2021. O calendário oficial da UFRJ pode ser conferido em https://graduação.ufrj.br/images/_PR-1/CEG/Resolucoes/CONSUNI/RES_CONSUNI-2020_14.pdf .

 

Os pedidos de inscrição em disciplinas acontecem de 23 a 27 de novembro, através do SIGA. Posteriormente, de 03 a 09 de dezembro, podem ser feitas as alterações dos pedidos de inscrição em disciplinas, também pelo SIGA.

 

Na ECO, não será considerado o limite de 32 créditos na soma do Período Letivo Excepcional (PLE) com o período remoto regular de 2020.1. Inicialmente, as inscrições podem constar como “pendentes”, entretanto todos os casos vão ser acatados.

 

Por força das circunstâncias que envolvem o Ensino Remoto Emergencial (ERE), consideradas nas resoluções do Conselho de Ensino de Graduação (CEG) da UFRJ, os trancamentos de disciplinas têm prazo ampliado, encerrando-se em 22 de janeiro. Até essa data, estudantes do 1º período podem solicitar trancamento de disciplinas à Seção de Ensino (graduaçãEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e do 2º período em diante podem realizar diretamente pelo SIGA. Atenção: diferente do PLE, as matrículas não poderão ser trancadas até o último dia – embora não haja reprovação por frequência no ERE, as disciplinas abandonadas terão reprovação por média (impactando no CR, inclusive).

 

As metodologias do ERE vão seguir as mesmas definições do PLE:

• As disciplinas com método assíncrono de transmissão de conteúdos terão horários cadastrados no SIGA apenas para formalização burocrática, mas não vão requerer encontros em tempo real. Já as disciplinas com metodologia síncrona e assíncrona, terão os encontros virtuais de acordo com os horários indicados no quadro de oferta de disciplinas, com 1 encontro remoto semanal de 1h40min (com início em horários separados por intervalos de duas horas – 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h ou 20h). Os outros tempos indicados no SIGA não serão cumpridos em tempo real e existem apenas para formalidade do sistema.

• Não haverá reprovações por faltas no PLE. Contudo, ao se matricular em turmas cujo método de ensino remoto é de ‘transmissão de conteúdos síncronos e assíncronos’, considere que haverá sempre um professor ou uma professora, nos dias e horários marcados, esperando por estudantes para promover trocas planejadas de ensino-aprendizagem.

• A inscrição dos calouros de 2020.1 é feita pela Seção de Ensino. Todos serão inscritos em todas as disciplinas relativas ao 1º período, exceto aqueles que cursaram com aproveitamento alguma delas no PLE.

 

Laboratrios e complementares de teoria 1

Clique AQUIpara fazer o download da tabela da grade de curso (versão do dia 22/07/2019).

 

Nas diferentes páginas do arquivo em PDF, as disciplinas (com seus respectivos professores, horários e salas) estão organizadas da seguinte forma:

  • Ciclo Básico (Comunicação Social e Jornalismo)
  • Habilitações de Comunicação (obrigatórias e complementares): Publicidade e Propaganda, Produção Editorial e Rádio e TV
  • Jornalismo (obrigatórias e complementares)
  • Direção Teatral (obrigatórias)
  • Programa de Pós-Graduação em Tecnologias e Linguagens da Comunicação (PPGTLCOM)

 

Consulte também as listas de complementares de teoria e laboratórios.

 

* As informações contidas no documento podem sofrer alterações sem prévio aviso.

 

 

Clique AQUI para fazer o download da tabela da grade de curso (versão do dia 12/03/2020).

 

Nas diferentes páginas do arquivo em PDF, as disciplinas (com seus respectivos professores, horários e salas) estão organizadas da seguinte forma:

  • Ciclo Básico (Comunicação Social e Jornalismo)
  • Habilitações de Comunicação (obrigatórias e complementares): Publicidade e Propaganda, Produção Editorial e Rádio e TV
  • Jornalismo (obrigatórias e complementares)
  • Direção Teatral (obrigatórias)

 

Consulte também as listas de complementares de teoria e laboratórios.

 

* As informações contidas no documento podem sofrer alterações sem prévio aviso.

 

UFRJ Escola de Comunicação da UFRJ - ECO/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ