Pesquisar

 

face eco  twit eco  insta eco  ytube eco  sound eco

EMAILS DOCENTES

mini grade

mini ecopress

mini acesso siga

mini producoes

mini ecoar

mini biblioteca

mini calendario

mini manual

 

 

Card ARTE GERAL TTULO ECOMEO 2020.1

A cada ano, a equipe de Extensão busca cada vez mais estimular através da programação do evento a realização afetiva e efetiva do acolhimento dos calouros, de modo que eles percebam o quanto podem expandir seus horizontes e explorar suas capacidades durante sua jornada na Escola de Comunicação.Esperamos ter desenvolvido de forma colaborativa esta missão.

 

Programação do 1º dia do ECOMEÇO 2020.1
09 de março, segunda-feira

 

Auditório da CPM - Centro de Produção Multimídia

 

9h às 10h - Comunicação e Pluralidade

Mesa de abertura do semestre letivo com as representantes das respectivas direções da Escola de Comunicação para debater o tema com alunos.

10h às 10h05 - Tudo sobre Comunicação Institucional

 

Estacionamento lateral do Palácio da Escola

 

10h05 às 11h - #merepresenta

Representantes discentes formam uma roda de conversa com os calouros para trocar uma ideia sobre
a rotina e a pauta dos coletivos e centro acadêmico da escola. Para se apresentarem, todos levam cangas, bandeiras, toalhas para que possam conversar de forma direta e horizontal.

Para a atividade, contamos com: Centro Acadêmico de Comunicação Social (CAECO); Centro Acadêmico de Direção Teatral (CADT); Coletivo Minas da ECO; Coletivo BAFROS; Coletivo Comunicar e Colorir.

11h às 12h - Pra não se queimar
Épico jogo de queimada entre calouros e veteranos segue com arbitragem do professor de Educação Física Ernani da Silva, coordenador do projeto “Nova geração carioca: futebol como veículo de transformação social”.Quem será que não se queima nessa?
Durante a brincadeira a gente conta ainda com o famoso #bailinho - playlist da Escola de Comunicação criada pelos coletivos e centros acadêmicos.Acompanhe em todas as nossas redes sociais mais detalhes da programação que rola ao longo dessa semana – estamos também no INSTAGRAM! #ecomeço20201 Entre em contato com seu centro acadêmico e coletivos da escola!

 

Programação do 2º dia do ECOMEÇO 2020.1

10 de março de 2020, terça-feira

Voz das Comunidades – Centro de Referência da Juventude do Complexo do Alemão – Infeste Favela – Descolando Ideias - Hordas


8h às 12h – Comunica Alemão: Encontro de Saberes na Favela
Ponto de encontro: Campus Praia Vermelha – ECO-UFRJ
Entrar para a faculdade representa para muitos um momento de descoberta. Através do encontro realizado no Complexo do Alemão com nomes emergentes da comunicação, líderes comunitários e artistas, esperamos desta interação trocar uma ideia sobre focos de mídia alternativa, sobre lugares de resistência e comunicação fora do eixo, e como diferentes grupos e comunidades cariocas negociam narrativas que historicamente contam com pouca visibilidade.

 

Contamos com a participação de:

- Renato Silva, co-fundador do jornal Voz das Comunidades.
No ano de 2005, época em que a mídia tradicional nem sequer mencionava o que existe de bom nas favelas e os verdadeiros problemas sociais que os moradores enfrentam, foi quando um menino de 11 anos de idade decidiu criar um jornal pra comunidade do Morro do Adeus. Em 2019, o periódico
distribui mais de 10.000 exemplares e tem um milhão de visitas na web.


- Nathalia Menezes, idealizadora do coletivo Descolando Ideias.

O coletivo surge como uma rede independente de comunicação e produção, criado a partir do desejo de transformar a realidade em que vive, compartilhando vivências e experiências adquiridas em campo e através da conscientização social, política e cultural. O Descolando Ideias se reúne em vários pontos da favela onde costuma chamar de “escritórios” para discutir projetos, eventos e atividades com a intenção de sair mais pelas ruas, becos e vielas para ver, observar e acompanhar a realidade do lugar onde mora e do cotidiano.


- Juliana Henrik, repórter do jornal Hordas.

O Hordas é um portal que tem como objetivo reverberar as vozes das favelas, periferias e movimentos
da sociedade que trazem um contexto inovador e de transformação social. As pautas têm como pilar principal a valorização da dignidade humana. Assim, com transparência, a organização pretende conectar os discursos de diferentes locais.

 

- Lúcia Cabral, coordenadora do Infeste Favela e articuladora do EDUCAP (Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizado e Prevenção).

 

Programação do 3º dia do ECOMEÇO 2020.1
11 de março de 2020, quarta-feira

 

Vianinha

 

9h às 9h30 - Siga a Extensão
Como se inscrever em ações de extensão?

 

9h30 às 10h30 - Habilite-se

Roda de conversa sobre as habilitações com convidados do mercado. Coordenadores das habilitações apresentam a grade curricular e as possibilidades de cada especialização em contato mais direto com o aluno ingressante. A roda permite um diálogo mais olho no olho e aprofundamento do debate sobre a profissão com convidado selecionado pelos
coordenadores.

 

Praia da ECO (Laguinho)

 

10h45 às 11h45 - Fora da Caixinha
Coordenadores de ação de Extensão irão apresentar suas ações em formato de feira ao redor do laguinho em clima informal.
Auditório do Centro de Produção Multimídia (Traga sua canga e venha invadir a Praia da Extensão)

13h às 14h - Tudo o que você queria saber sobre Jornalismo
Diretor do curso de Jornalismo apresenta a grade curricular aos alunos ingressantes com a participação de profissional do mercado.

Vianinha

 

18h às 19h - Tudo o que você queria saber sobre Direção - Teatral
Diretor do curso de Direção Teatral discute grade curricular aos alunos ingressantes com convidada profissional atuante no ramo.

 

Programação EXTRA do ECOMEÇO 2020.1
12 de março, quinta-feira

 

13h às 14h - Conhecendo e se apropriando dos espaços do entorno da escola - Casa da Ciência
Visita guiada à exposição com equipe de comunicação. Ponto de encontro: Em frente ao palácio da escolaBuscando sensibilizar e provocar a reflexão, a exposição “Alzheimer” traz uma visão artística e humanista sobre a doença. Obras de 20 artistas brasileiros, do graffitti à colagem e da pintura a óleo ao carvão, compõe uma emocionante mostra, que conta também com dados científicos sobre o alzheimer, vídeos com depoimentos e informações sobre o processo criativo dos artistas. Com a proposta de conhecer como a equipe de Comunicação opera na Casa da Ciência, vamos realizar uma visita guiada pela exposição pensando especialmente em comunicação nesse contexto.

 

19h - 20h30 - Centro de Letras e Artes (CLA) - UNIRIO - Sala Paschoal Carlos Magno (Palcão)
Exibição do documentário “Lugar de fala” (70 min.) com presença do diretor Felipe Nepomuceno
seguida de debate com público.

UFRJ Escola de Comunicação da UFRJ - ECO/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ