Clique AQUI para fazer o download da tabela da grade de curso (versão do dia 09/07/2021).

Consulte também as ementas das complementares  e dos laboratórios.

* As informações contidas no documento podem sofrer alterações sem prévio aviso.

 

Dia 12 de julho de 2021, por ensino remoto, começam as aulas referentes ao período letivo regular de 2021.1 – que vão até o dia 23 de outubro de 2021. Os pedidos de inscrição em disciplinas acontecem de 25 de junho a 06 de julho, através do SIGA.

 

Posteriormente, de 17 a 23 de julho, podem ser feitas as alterações dos pedidos de inscrição em disciplinas, também pelo SIGA. Os trancamentos de disciplinas poderão ser realizados entre os dias 06 e 13 de setembro – e os trancamentos da matrícula, até 16 de agosto.

 

As metodologias do ERE em 2021.1 vão seguir as mesmas definições dos dois períodos anteriores: 

• As disciplinas com método exclusivamente assíncrono de transmissão de conteúdos terão horários cadastrados no SIGA apenas para formalização burocrática, mas não vão requerer encontros em tempo real. Já as disciplinas com metodologia síncrona e assíncrona, terão os encontros virtuais de acordo com os horários indicados no quadro de oferta de disciplinas, com 1 encontro remoto semanal de 1h40min (com início em horários separados por intervalos de duas horas – 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h ou 20h). Os outros tempos indicados no SIGA não serão cumpridos em tempo real e existem apenas para formalidade do sistema.

• Não haverá reprovações por faltas. Contudo, ao se matricular em turmas cujo método de ensino remoto é de ‘transmissão de conteúdos síncronos e assíncronos’, considere que haverá sempre um professor ou uma professora, nos dias e horários marcados, esperando por estudantes para promover trocas planejadas de ensino-aprendizagem.

UFRJ Escola de Comunicação da UFRJ - ECO/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ