seminario sergio santana tijolo

 

Seminário Sérgio Sant’Anna

 

Dias 26, 27 e 28 de outubro de 2021

 

Chamada de trabalhos

 

Apresentação

O Seminário Sérgio Sant'Anna, mais que uma homenagem aos 80 anos de nascimento do escritor, pretende divulgar sua obra, preservar sua memória e traçar um panorama sobre sua trajetória de vida. Para isso, convidamos os pesquisadores de sua bibliografia, familiares, amigos, ex-alunos e leitores, para uma ampla reflexão sobre o exercício de sua escrita e o legado deixado, através de seus livros, adaptações teatrais e audiovisuais, depoimentos, entrevistas e ensinamentos.

 

Sérgio Sant'Anna, carioca, nasceu em 30 de outubro de 1941, começou a lecionar na Escola de Comunicação da UFRJ em 1977, permanecendo até 1990, quando passou a dedicar-se inteiramente à literatura, atuando ainda como colunista nos principais jornais do Brasil. Venceu diversos prêmios, como Jabuti, Portugal Telecom, Biblioteca Nacional e Oceanos. Sua vasta obra, com mais de 16 títulos, entre poesia, romance e conto, foi traduzida para o alemão, o italiano, o francês e o tcheco, tendo sido adaptada também para o cinema e teatro. “Anjo noturno” foi seu último livro publicado, contemplado pelo Prêmio APCA 2017, eleito o melhor livro de contos/crônicas. Em 10 de maio de 2021 completa-se um ano de sua morte, circunstância da pandemia.

 

Objetivos

Mapear a fortuna crítica, preservar a memória e fomentar a divulgação da obra do escritor Sérgio Sant'Anna.

 

Reunir profissionais de diferentes segmentos acadêmicos, historiográfico, editorial, teatral, literário, jornalístico, audiovisual etc, destacando a contribuição de cada área de conhecimento para o enfoque e a importância da obra de Sérgio Sant'Anna, através da troca de saberes.


Cronograma

18 de janeiro – abertura de inscrição de resumos através de formulário online de inscrição.

18 de abril – Término de inscrição de resumos.

16 de maio – Envio de carta de aceite.

19 de setembro – entrega de artigo completo

25, 26 e 27 de outubro de 2021 realização do Seminário Sérgio Sant’Anna

 

Regras para submissão do trabalho completo:

Serão aceitos artigos de pós-graduandos, pós-graduados e iniciação científica que tenham sido aceitos, apresentados e entregues de acordo com as regras dispostas pelo Seminário Sérgio Sant’Anna.

 

O trabalho completo, contendo título do trabalho, nome completo do autor, titulação, vínculo institucional, e-mail, deve seguir o modelo de template e deverá ser encaminhado com uma declaração de cessão de direitos autorais, será aceito até o dia 19 de setembro de 2021, em arquivo digital para o e-mail: sEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.sEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.@Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

Para conhecimento de todos, segue abaixo a nota Oficial da Reitoria divulgada em seu site oficial.
Cordialmente,
Direção.

 

“A UFRJ é uma instituição de ensino, pesquisa e extensão que continua sendo pautada pela prática baseada em evidências científicas.

Para o adequado controle da pandemia pela COVID-19, preconizamos o distanciamento social e o uso de mascaras e álcool como atitudes fundamentais para diminuir a transmissão do coronavírus e evitar a disseminação da doença, assim como o surgimento de novas variantes virais que podem ser ainda mais letais. A alta cobertura vacinal da população, associada aos cuidados mantidos de higiene e diminuição de circulação, poderá conter o vírus e evitar mais mortes.

Não preconizamos o uso de medicamentos que ainda estão em testes, sejam estes pré-clínicos ou clínicos, em quaisquer fases da COVID-19. Todos os estudos clínicos coordenados por pesquisadores da UFRJ devem, antes, ser aprovados pelos Comitês de Ética em Pesquisa e Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

A Reitoria da UFRJ salienta que os posicionamentos institucionais oficiais relacionados ao enfrentamento da COVID-19 são emitidos somente pelos seguintes Grupos de Trabalho:

  1. Multidisciplinar, sob a coordenação do professor Roberto Medronho;
  2. Para Estudos Durante e Pós-Pandemia, sob a coordenação da professora Maria de Fátima Bruno e
  3. COVID Macaé, sob a coordenação da professora Kathleen Cruz.

Temos assistido a posicionamentos pessoais, de profissionais ligados à UFRJ, sobre retorno de atividades presenciais, questionando a importância do distanciamento físico, do uso de máscaras ou mesmo indicando o uso de medicamentos sem comprovação científica, o que não deve ser considerado, em nenhuma hipótese, um posicionamento oficial da Universidade.

18/3/2021
Reitoria da UFRJ”FONTE: https://ufrj.br/2021/03/18/ufrj-se-mantem-pautada-pelas-evidencias-cientificas/

banner jictac

 

A participação da Escola de Comunicação na JICTAC 2020 - Edição Especial conta com quase setenta trabalhos que serão apresentados nos mais diferentes formatos. Estes trabalhos estão relacionados a projetos de pesquisa e ações de extensão dos três cursos de graduação da ECO. Confira a programação abaixo:

 

Programação da ECO no dia 22/03 (segunda-feira)

Programação da ECO no dia 23/03 (terça-feira)

Programação da ECO no dia 24/03 (quarta-feira)

Programação da ECO no dia 25/03 (quinta-feira)

Programação da ECO no dia 26/03 (sexta-feira)

 

Para entrar na sala virtual do trabalho de seu interesse, acesse o site da JICTAC 2021, clicando aqui.

 
Esta segunda-feira (dia 22) começa um período letivo que definitivamente vai entrar para a história da UFRJ. A Escola de Comunicação oferece pela primeira vez uma edição inteiramente online do Ecomeço, evento de acolhimento e recepção para os alunos ingressantes da Escola de Comunicação. A programação será sediada no canal do YouTube da ECO. Fiquem ligados na plataforma, agendem seu lembrete, para vocês não perderem o início nenhuma das nossas lives!
 
Confira programa completo:
 

22/03 (segunda-feira)

10h às 11h - Comunicação e os desafios da vida contemporânea

Mesa com participação de:

Profª. Suzy dos Santos (Direção da Escola)

Prof. Sandro Tôrres (Direção da Graduação)

Profª. Alessandra Vannucci (Direção Adjunta da Extensão)

 

23/03 (terça-feira):

15h às 16h - Habilite-se - dobradinha Propaganda e Publicidade + Produção Editorial

Saiba como qualificar e se especializar em Comunicação

Converse com profissionais do mercado

Convidadas:

Carla Purcino (Head Planejamento da Agência We)

Íris Figueiredo (Escritora de Céu sem Limites)

+ Profª. Isabel Travancas (Coordenadora de Produção Editorial)

+ Profª. Monica Machado (Coordenadora de Propaganda e Publicidade)

23/03 (terça-feira):

17h às 18h - Habilite-se - dobradinha Rádio e Televisão + Direção Teatral

Saiba o que a Escola de Comunicação oferece em seus cursos e habilitações

Converse com profissionais do mercado


Convidados:

Rafaela Dias (Diretora Global, MKT Criativo, Netflix Brasil)

+ Prof. Fernando Salis (Coordenador de Radialismo)

+ Prof. José Henrique Barbosa (Coordenador de Direção Teatral)

 

25/03 (quinta-feira):

Às 16h - Nova geração de jornalistas: os desafios da falta de diversidade nas redações

 

Convidadas:

Yasmin Santos (Editora-assistente do Nexo Jornal)

Vitória Régia da Silva (Repórter na Gênero e Número)

Nathália Braga (Head Podcast Influência Negra, jornalista do Intercept Brasil)

+ Profª. Cristiane Costa (Jornalismo)


26/03 (sexta-feira):

Às 15h - O que quer a população LGBTQI+ da universidade? Conversa sobre saúde mental

 

Convidades:

Karina Ocanha (Especialista em Psicologia Junguiana)

Ramiro Gonzalez (Terapeuta Reichiano)

Maiara Fafini (Travesti e Psicóloga)


Mediação de representante discente

 
* Mais informações sobre cada dia você encontrará nas redes sociais da Escola de Comunicação da UFRJ.
 

Gilberto Scofield JrProjeto desenvolvido por aluno do mestrado profissional da ECO-UFRJ ganha prêmio internacional

"No epicentro", ferramenta de visualização de dados e storytelling sobre os mortos pela Covid-19 no Brasil, da Agência Lupa, recebeu um dos prêmios máximos do Best of Digital News Design da Society for News Design (SND), no último dia 4. O projeto tem a participação do diretor de Estratégias e Negócios da Agência e aluno do Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas - PPGMC da ECO-UFRJ, Gilberto Scofield Jr., orientando da Profa. Dra. Cristina Rego Monteiro da Luz.

A aplicação, desenvolvida com apoio do Google News Initiative e consultoria de Alberto Cairo, designer e professor da Escola de Comunicação da Universidade de Miami, foi considerada pelos jurados o "Best in Show" entre as pequenas redações que já haviam recebido medalhas na 42ª edição do prêmio, o Oscar do design de notícias mundial. Trata-se de um título que reconhece os melhores trabalhos individuais de toda a competição, que este ano contou com 1.764 projetos inscritos. Todos os 21 juízes avaliam cada categoria. Os prêmios são divididos por porte organizacional para levar em consideração os desafios enfrentados por redações de diferentes tamanhos.

Um dos três projetos selecionados, "No epicentro" (https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/epicentro/) garantiu o prêmio à Lupa na categoria "pequena organização". A narrativa com recursos gráficos "Who gets to breathe clean air in New Delhi” ("Quem consegue respirar ar limpo em Nova Déli?"), do jornal "The New York Times", ganhou na categoria "grande organização", e a narrativa audiovisual "Your climate future" ("Seu futuro climático"), do norueguês NRK, em "média organização".

O PPGMC parabeniza Gilberto e sua equipe pelo excelente trabalho realizado. Saiba mais sobre o Programa em: https://ppgmc.eco.ufrj.br/

UFRJ Escola de Comunicação da UFRJ - ECO/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ