Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

IMT Card 9 FacebookDentre os grupos de pesquisa previamente exibidos pelo Ecoar Conhecimento, está o Imaginário Tecnológico (IMT), coordenado pela professora Ieda Tucherman (postado em 05/03/2020). Em entrevista ao ECOPRESS, a professora cedeu informações sobre o projeto, que foram apresentadas pelo Ecoar Conhecimento através de 9 postagens nas redes da ECO.

P: Você poderia mencionar o trabalho e os colegas que fazem atualmente parte das discussões sobre representações sociais e imaginário?
R: Os participantes foram listados anteriormente. A estes serão acrescidos Isabel Veiga, nova orientanda de mestrado que trabalhará o corpo na obbrra de Léo Carrax e Monica Lisboa Torres: Fotografia e Câncer: como a doença torna-se obra de arte. Vou propor um tema de estudos comum: as relações entre experiência e expectativa, medo e esperança, os afetos do presente e o novo jogo de utopias e distopias no que chamei de narcisismo técnico-científico.

O projeto Ecoar Conhecimento é uma iniciativa do setor da Comunicação Institucional da ECO (email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e tem o objetivo de difundir a produção intelectual da Escola de Comunicação, para que a comunidade ecoína e toda a sociedade saibam sobre o conhecimento produzido pela ECO.

IMT Card 8 FacebookDentre os grupos de pesquisa previamente exibidos pelo Ecoar Conhecimento, está o Imaginário Tecnológico (IMT), coordenado pela professora Ieda Tucherman (postado em 05/03/2020). Em entrevista ao ECOPRESS, a professora cedeu informações sobre o projeto, que serão apresentadas pelo Ecoar Conhecimento através de 9 postagens nas redes da ECO.

P: Em que consiste sua equipe de pesquisa?
R: Além dos meus alunos de mestrado e dourado e os bolsistas PIBIC, interajo com o curso de Psicologia Social de Sergipe, via o professor doutor Eduardo Leal, com a área de mídia e produções culturais da UFF, através do doutor Ericson Saint- Clair, que foi meu orientando, falando em termos nacionais. Tenho também uma relação bem frutífera com a Universidade Nova de Lisboa, através dos professores doutores, José Bragança de Miranda e Maria Teresa Cruz.

IMT Card 6 FacebookDentre os grupos de pesquisa previamente exibidos pelo Ecoar Conhecimento, está o Imaginário Tecnológico (IMT), coordenado pela professora Ieda Tucherman (postado em 05/03/2020). Em entrevista ao ECOPRESS, a professora cedeu informações sobre o projeto, que serão apresentadas pelo Ecoar Conhecimento através de 9 postagens nas redes da ECO.

P: Quais são suas bases e usos metodológicos?
R: No momento minha base parte dos estudos do corpo, suas imagens, seua afetos, deformações e metamorfoses, por um lado, e por outro da discussão que sinteticamete poderia ser uma analogia entre: espírito/mente/consciência e cérebro, como um percurso e vínculos/ laços/conexões. Os usos metodológicos são variáveis: escolhemos um corpus que tanto podem ser os 40 anos de capas da revita Veja, ou artigos das revistas científicas, onde buscamos as repetições de palavras-chave e derivamos a análise, como atentamos para matérias dos jornais sobre o assunto específico ( saúde e tecnologia) ou escolhemos uma matéria ou uma coluna e partimos dela para fazr uma análise baseada em todos os casos nas noções de desejo e contágio do Tarde e da análise de discursos de metodologia foucaultiana.

IMT Card 7 Facebook

P: Qual é o produto de sua pesquisa?
R: Quando tudo dá certo são textos, livros, coletâneas, artigos, dissertações e teses de doutorado, participação em Congressos Nacionais e Internacionais, palestras e cursos na pós-graduação e nas matérias eletivas da graduação. Uma das minhas queixas é que a necessidade de multiplicar produtos muitas vezes impede que eles tenham a qualidade, a nvação e o rigor que eu consideraria desejáveis.

IMT Card 5 Facebook

P: Quais os temas que você investigou ? Quais são os seus principais objetivos?
R: Corpo, monstros e imagem; As retóricas das revistas científicas e ou informativas messiânicas ou alarmistas, a cultura somática e a subjetividade neuroquímica; Biopolítica, mídia e autoajuda; a ficção científica como narrativa do contemporâneo, e,, citando pesquisas do grupo que viraram teses, sem esgotar todas as mesmas eu citaria: Museus: gabinetes de curiosidade;a depressão como atualidade midiática, Vampiros e seu percurso: do Drácula à trilogia do Crepúculo, Virtude e Risco: entre religião e opinião pública.

UFRJ Escola de Comunicação da UFRJ - ECO/UFRJ