IMT Card 6 FacebookDentre os grupos de pesquisa previamente exibidos pelo Ecoar Conhecimento, está o Imaginário Tecnológico (IMT), coordenado pela professora Ieda Tucherman (postado em 05/03/2020). Em entrevista ao ECOPRESS, a professora cedeu informações sobre o projeto, que serão apresentadas pelo Ecoar Conhecimento através de 9 postagens nas redes da ECO.

P: Quais são suas bases e usos metodológicos?
R: No momento minha base parte dos estudos do corpo, suas imagens, seua afetos, deformações e metamorfoses, por um lado, e por outro da discussão que sinteticamete poderia ser uma analogia entre: espírito/mente/consciência e cérebro, como um percurso e vínculos/ laços/conexões. Os usos metodológicos são variáveis: escolhemos um corpus que tanto podem ser os 40 anos de capas da revita Veja, ou artigos das revistas científicas, onde buscamos as repetições de palavras-chave e derivamos a análise, como atentamos para matérias dos jornais sobre o assunto específico ( saúde e tecnologia) ou escolhemos uma matéria ou uma coluna e partimos dela para fazr uma análise baseada em todos os casos nas noções de desejo e contágio do Tarde e da análise de discursos de metodologia foucaultiana.

 

O projeto Ecoar Conhecimento é uma iniciativa do setor da Comunicação Institucional da ECO (email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e tem o objetivo de difundir a produção intelectual da Escola de Comunicação, para que a comunidade ecoína e toda a sociedade saibam sobre o conhecimento produzido pela ECO.

 

 

UFRJ Escola de Comunicação da UFRJ - ECO/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ