Seminário Sérgio Sant’Anna

 

Dias 26, 27 e 28 de outubro de 2021

 

Chamada de trabalhos

 

Apresentação

O Seminário Sérgio Sant'Anna, mais que uma homenagem aos 80 anos de nascimento do escritor, pretende divulgar sua obra, preservar sua memória e traçar um panorama sobre sua trajetória de vida. Para isso, convidamos os pesquisadores de sua bibliografia, familiares, amigos, ex-alunos e leitores, para uma ampla reflexão sobre o exercício de sua escrita e o legado deixado, através de seus livros, adaptações teatrais e audiovisuais, depoimentos, entrevistas e ensinamentos.

 

Sérgio Sant'Anna, carioca, nasceu em 30 de outubro de 1941, começou a lecionar na Escola de Comunicação da UFRJ em 1977, permanecendo até 1990, quando passou a dedicar-se inteiramente à literatura, atuando ainda como colunista nos principais jornais do Brasil. Venceu diversos prêmios, como Jabuti, Portugal Telecom, Biblioteca Nacional e Oceanos. Sua vasta obra, com mais de 16 títulos, entre poesia, romance e conto, foi traduzida para o alemão, o italiano, o francês e o tcheco, tendo sido adaptada também para o cinema e teatro. “Anjo noturno” foi seu último livro publicado, contemplado pelo Prêmio APCA 2017, eleito o melhor livro de contos/crônicas. Em 10 de maio de 2021 completa-se um ano de sua morte, circunstância da pandemia.

 

Objetivos

Mapear a fortuna crítica, preservar a memória e fomentar a divulgação da obra do escritor Sérgio Sant'Anna.

 

Reunir profissionais de diferentes segmentos acadêmicos, historiográfico, editorial, teatral, literário, jornalístico, audiovisual etc, destacando a contribuição de cada área de conhecimento para o enfoque e a importância da obra de Sérgio Sant'Anna, através da troca de saberes.


Cronograma

18 de janeiro – abertura de inscrição de resumos através de formulário online de inscrição.

18 de abril – Término de inscrição de resumos.

16 de maio – Envio de carta de aceite.

19 de setembro – entrega de artigo completo

25, 26 e 27 de outubro de 2021 realização do Seminário Sérgio Sant’Anna

 

Regras para submissão do trabalho completo:

Serão aceitos artigos de pós-graduandos, pós-graduados e iniciação científica que tenham sido aceitos, apresentados e entregues de acordo com as regras dispostas pelo Seminário Sérgio Sant’Anna.

 

O trabalho completo, contendo título do trabalho, nome completo do autor, titulação, vínculo institucional, e-mail, deve seguir o modelo de template e deverá ser encaminhado com uma declaração de cessão de direitos autorais, será aceito até o dia 19 de setembro de 2021, em arquivo digital para o e-mail: sEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.sEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.@Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

O Seminário Sérgio Sant'Anna, mais que uma homenagem aos 80 anos de nascimento do escritor, pretende divulgar sua obra, preservar sua memória e traçar um panorama sobre sua trajetória de vida. O evento principal ocorrerá em outubro de 2021 e sua programação será 100% online. Até essa data, durante 2021, o projeto realizará um clube de leitura e produzirá conteúdo sobre a vida e a obra do escritor. Para tal, é preciso uma equipe de estudantes extensionistas, por isso o Seminário Sérgio Sant'Anna está realizando processo seletivo. São quatro vagas:

 

- Social media. Pré-requisito: Comunicação Social ou Jornalismo, qualquer período;

- Entrevistador(a) de convidados. Pré-requisito: Jornalismo, a partir do segundo período;

- Editor(a) de vídeos. Pré-requisito: Comunicação Social ou Jornalismo, a partir do segundo período;

- Organizador(a) do clube de leitura. Pré-requisito: Produção Editorial ou Letras/Literatura, a partir do quarto período.

 

Pré-requisito para todas as vagas: Gostar de literatura.

 

Não há previsão de bolsa para os extensionistas selecionados. Carga horária: 5 a 20 horas/semana.

 

O processo seletivo ocorrerá no dia 15/01, às 16h30.

 

Clique aqui, para se inscrever no processo seletivo.

 

Dúvidas e informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

VAGA PARA BOLSISTA PIBIACPré-requisito: Estudante de Comunicação Social ou Jornalismo (qualquer período)
 
Habilidades requeridas: Facilidade de uso das redes sociais e edição de vídeos.
 
Tarefas realizadas pelo bolsista:
● Coleta e análise de dados dos projetos que integram o tripé de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escola de Comunicação;
● Planejamento e realização de postagens nas redes sociais da Escola de Comunicação: Facebook, Twitter, Instagram e Telegram;
● Criação de peças gráficas a serem divulgadas nas redes sociais citadas acima;
● Redação dos textos que acompanham essas peças gráficas;
● Postagens de divulgação de projetos, eventos, vagas e outros acontecimentos da comunidade acadêmica da ECO;
● Planejamento e administração do projeto “Ecoar Conhecimento” e do projeto integrante, “Ecoar Conhecimento 2.0”;
● Edição e legendagem de vídeos. (Presencialmente, o trabalho incluía também a gravação desses vídeos);
● Comunicação com a rede de discentes, docentes e técnicos da ECO (via email ou redes sociais);
● Apresentação do projeto na Semana de Integração Acadêmica da UFRJ (SIAC) ou na Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC). Inclui elaboração de resumo, planejamento e elaboração da apresentação nesses eventos, que acontecem anualmente.
 
Valor da bolsa: R$400,00
 
Carga horária: 8h - 12h/semana
 
Interessados devem enviar uma carta de intenção para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 09/12.
 
O processo seletivo será no dia 10/12, às 20h, via plataforma posteriormente informada.
 
 
 

A seleção é direcionada aos estudantes dos cursos: Jornalismo (3 vagas), Publicidade (2 vagas), Produção Editorial (2 vagas), Comunicação Visual – Design (2). Infelizmente, não há disponibilidade para remuneração. Essa chamada atende às demandas para cumprimento da resolução nº 7, de 18 de setembro de 2018, emitida pelo Ministério da Educação, que estabelece diretrizes para Extensão na educação superior brasileira. Este documento reforça o lugar da extensão como parte obrigatória para formação curricular da graduação e pós-graduação.

A carga horária será computada no código de Requisitos Curriculares Complementares (RCS) e deve ser creditada com requisito mínimo de 45 a 90 horas, conforme exigido pela universidade. O contrato possui vigência de 6 meses, com a possibilidade de renovação. As atividades estão totalmente vinculadas às práticas das quatro áreas citadas e serão desenvolvidas em encontros virtuais, durante o período da pandemia de COVID-19.

Os estudantes devem possuir repertório básico sobre desenvolvimento e atuação de cada campo e ter predisposição para trabalhar em grupo, pois as atividades estão articuladas entre as quatro áreas do conhecimento e demandam vínculo de trabalho em grupo. Os interessados realizarão as seguintes atividades:

 

→ Jornalismo:

Atuar no desenvolvimento de conteúdos jornalísticos, ligados a produção de textos, imagens e produtos audiovisuais, além da manutenção de rotina jornalística.

  • Desenvolvimento de matérias, reportagens e conteúdo para redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube, site do projeto);
  • Produção de clipping diário com resumo de notícias ativas sobre o campo têxtil e cultura do vestir
  • Relacionamento com influenciadores
  • Manutenção e organização de Agenda
  • Assessoria de comunicação
  • Experiência com edição de vídeo, imagem e áudio;
  • Experiência com produção de revista e documentário.

 

→ Publicidade:

Atuar no desenvolvimento e divulgação de produtos, criação de campanhas, gerenciamento das redes sociais (postagens, relacionamento e desempenho).

  • Planejamento e criação de produtos
  • Auxílio na produção e edição de vídeos e fotografias
  • Auxiliar nas estratégias de marketing digital em diversas plataformas online, focando em ações com influenciadores e na criação de campanhas de divulgação
  • Suporte no planejamento, criação, gerenciamento e monitoramento de campanhas
  • Relatórios diários, semanais e mensais do alcance das mídias divulgadas

*Obs: Conhecimento em marketing e aprofundamento no audiovisual agregam valor para o desenvolvimento das atividades

 

→ Produção Editorial

Atuar em projetos editoriais para construção de revista, material didático e livro fazendo acompanhamento das etapas de produção para revista, material didático e livro

  • Diagramação de miolos de livro, revista e material didático
  • Conferência e revisão
  • Fechamento dos produtos junto à gráfica
  • Conferência de plotters
  • Solicitação de ISBN e Ficha catalográfica
  • Análise de originais
  • Revisão de materiais internos
  • Pesquisa de mercado

 

→ Comunicação Visual – Design

Atuar nos projetos editoriais para construção de revista, material didático e livro, fazendo acompanhamento das etapas de produção para revista, material didático, livros, divulgação de produtos e planejamento de campanhas.

  • Planejamento e criação visual de campanhas institucionais, anúncios, panfletos, cartazes, conteúdos diversos para fins digitais e impressos, manutenção de projetos gráfico-visuais e páginas da web.
  • Criação, desenvolvimento e ajuste arte (layouts, logomarca, banners, folders, etc)
  • Recorte e tratamento de imagens para campanhas
  • Auxílio na edição de vídeos e fotografia
  • Auxiliar na digitalização e tratamento de imagens,
  • Realizar a vetorização e fechamento de arquivos para impressões digitais e recortes eletrônicos,
  • Prestar suporte nas impressões
  • PROJETO

O projeto Tecendo Frutos da Terra é uma atividade de pesquisa e extensão, que surge como resultado da parceria entre o Coletivo Têxtil Tramar (Coletivo formado por estudantes da EBA-UFRJ) e a UFRJ, através de ações de extensão na universidade e em comunidades terreiro parceiras. A proposta é lançar outros olhares para tipologia têxtil e repensar a cultura do vestir, considerando contribuições da diáspora negra.

Nossas ações contemplam todo processo de produção do tecido artesanal: do plantio à venda. Todo trabalho é pautado pelo encontro entre atividades práticas e teóricas, tendo como suporte de pesquisa, a revisão histórica, historiográfica sobre os temas, através das perspectivas da Conservação e Restauração, Indumentária, História da Arte e Educação Artística, campos do conhecimento fundamentais para descolonização do pensar sobre têxteis e cultura do vestir no Brasil.

Este projeto está vinculado à graduação em Conservação e Restauração, na Escola de Belas Artes da UFRJ e é coordenado pelas Prfª Drª Ana Paula Correa e Maria Luíza Soares. Os interessados devem encaminhar mensagem eletrônica com os seguintes dados: nome, unidade, identificação do período, DRE, currículo e carta de intenção para o seguinte e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até o dia 18.01.21.

 

 

 
O Departamento de Expressão e Linguagens da Escola de Comunicação da UFRJ anuncia a abertura de 1 (uma) vaga para contratação de professor substituto no Setor de Audiovisual, de acordo com o Edital 448 de 13 de Novembro de 2020 e com as normas complementares publicadas abaixo. As inscrições vão até o dia 19/11/2020
 
 
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