fip
O grupo de pesquisa Fotografia, Imagem e Pensamento (FIP) convida a todxs para o lançamento do segundo volume da COLEÇÃO MIDIATECA - Escritos sobre fotografia contemporânea brasileira, no dia 25 de abril, quinta-feira, às 19h, no Estúdio Fotográfico da CPM/ECO.
 
O segundo volume da coleção Midiateca vem consolidar as investigações desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Fotografia, Imagem e Pensamento (FIP), sediado no PPGCOM-ECO/UFRJ. Trata-se de um livro produzido no âmbito do projeto Midiateca, que tem como objetivo pesquisar e conectar a produção brasileira recente à produção teórica e à crítica nacional.
 
O trabalho de pesquisa representa uma marca original deste projeto, voltado ao entendimento crítico e ao mapeamento e a contextualização de obras significativas da produção fotográfica e videográfica recentes. A fotografia brasileira contemporânea, em constante diálogo com o campo das artes, vem conquistando cada vez mais espaço no cenário nacional e internacional. Uma das apostas dos artigos aqui selecionados é a de que uma concepção expandida da fotografia permita recontar a sua história, desde o ponto de vista relacional.
 
Os dez ensaios reunidos nesta publicação expressam algumas das principais tendências estéticas delineadas nesse amplo território ocupado pelas práticas artísticas contemporâneas, em especial pela fotografia na sua relação com outras linguagens e processos artísticos. Conta com textos de Antonio Fatorelli, Fernando Gonçalves, Barbara Bergamaschi, Rony Maltz, Daniela Rosa, Diego Paleólogo Assunção e Monica Torres, Júlia Paes Leme, Victa de Carvalho, Leonardo Motta e Annádia Leite Brito, analisando trabalhos produzidos sob o signo do hibridismo entre diferentes linguagens, como os de Antonio Saggese, Claudia Jaguaribe, Anna Maria Maiolino, Claudia Andujar, Cris Bierrenbach, Laura Erber, Luiz Baltar, Gilvan Barreto, Solon Ribeiro e do Coletivo Garapa.
 
 
UFRJ Escola de Comunicação da UFRJ - ECO/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ