Com o objetivo de responder às dúvidas surgidas sobre o processo do SISU a Direção da ECO esclarece:

?????? ????? ? ??????çã? ?? ???????????
No 1º semestre de 2018 o MEC alterou a denominação do curso de Jornalismo no SISU, passando de “Bacharelado Comunicação Social: Habilitação Jornalismo” para “Bacharelado em Jornalismo” para entrar em vigência em 2019-1. Em dezembro de 2018 o Consuni, órgão máximo da UFRJ, homologou a entrada em separado a partir de 2019-1.

? ??? ???? ??????????
Que Jornalismo passa a ser um curso independente de Comunicação Social, com currículo próprio determinado pelas diretrizes estabelecidas na Resolução nº 1 do CNE/CES, de 27 de setembro de 2013.

???? ? ????????? ?????ç??
Obrigatoriedade de disciplinas e laboratórios de Jornalismo desde o 1º Período, o que implica em uma grade diferente da do Ciclo Básico de Comunicação. Ainda assim, o novo currículo de Jornalismo da ECO tem disciplinas iguais ou equivalentes a 13 das 18 do Ciclo Básico de Comunicação, correspondentes a 1.260 horas, ou 62% da carga total do Ciclo Básico de Comunicação, mantendo identidade pedagógica da Escola.

É ????í??? ?????? ?? ????? ?????? ?? ?????????
Como em todos os cursos da UFRJ, é possível pedir transferência com base na disponibilidade de vagas e nas notas obtidas no curso inicial. No caso de Comunicação para Jornalismo, ou vice versa, são aproveitados os créditos das disciplinas comuns, podendo os demais ser contabilizados como disciplina complementar de livre escolha.

??? ??? ??? ??????? ? ??????? ?? ??? ????? ????
Para ampliar a possibilidade de escolha dos alunos, permitindo a entrada na ECO em mais de uma opção.

? ??????çã? ??? ?????? ??? ????????? ?? ?????
Sim. A separação dos cursos está explícita na oferta dos bacharelados: três bacharelados são em Comunicação Social, e um bacharelado em Jornalismo.

?????á ?????????? à ??????
Depende da demanda informada na ficha de informações complementares a ser preenchida na matrícula. Como há 40 vagas para Jornalismo, o turno que tiver maior demanda concentrará as aulas específicas do novo currículo, com as comuns sendo cursadas à noite no 1º semestre.

? ??? ???????? ?? ????? ???? ?????? ???? ???????????
O mesmo que se houver mais alunos em Comunicação Social: vão para segunda opção ou mudam de turno se houver vaga, como definido nos critérios de preenchimento das vagas.

???á ????? ???????? ?? ????çã? ????? ? ????????? ????? ?? ???????? ?? ???? ?? ?? ????? ? ????? ?????í??????
Não, é parte do mesmo processo, com base na mesma nota do Enem e na mesma proporcionalidade das cotas, de acordo com a oferta de vagas.

???? ? ?????? ?? ????? ??? ??????
40 para Jornalismo, 80 para Comunicação Social.

??? ??? ???? ?ã? ????? ???? ? ?º ?????????
Porque o Bacharelado em Jornalismo já foi ofertado pelo MEC neste SISU.

Mais dúvidas serão respondidas no ato de matrícula ou encaminhadas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Direção da Escola de Comunicação da UFRJ

UFRJ Escola de Comunicação da UFRJ - ECO/UFRJ