A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena – PPGAC/ECO/UFRJ convida a todos e todas para seu quarto seminário, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de abril de 20189 na UFRJ – Campus Praia Vermelha.
CENA EXPANDIDA se propõe a fazer uma reflexão sobre a estética contemporânea em seu cruzamento com temas e questões filosóficas, políticas e culturais. Nessa edição, será privilegiado o tema da diversidade étnico-racial por intermédio da realização de mesas de debates e de palestras que tenham como foco a valorização da história e da cultura afrobrasileiras bem como dos povos originários do Brasil.
Confira a programação do seminário e da aula magna:
AULA MAGNA – Dia 15/04, às 19h – do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UFRJ com KAKÁ WERÁ (escritor, ambientalista e educador de origem Tapuia)
– Salão Pedro Calmon – Escola de Comunicação da UFRJ (Endereço: Av. Pasteur, 250, Praia Vermelha)
TEMA: RAÍZES EXPOSTAS: ECOS DO CORAÇÃO DA TERRA
Desde o século XVI povos e civilizações milenares que habitavam o Brasil tem sido constantemente invadidos em seus territórios geográficos, culturais e espirituais. Como resultado disso as gerações do presente pouco ou nada sabem sobre os valores, as visões de mundo, e as contribuições sociais e culturais que estas raízes nos deixam. Nesta palestra serão abordadas as consequências psicossociais da negação destes saberes ancestrais e quais heranças civilizatórias do passado podem contribuir para as futuras gerações.
SEMINÁRIO – Dia 16/04, no Salão Pedro Calmon – Escola de Comunicação da UFRJ
•14h00 às 14h50 – Palestra de abertura com Alexandre Palma Garcia (Professor-Pesquisador de Artes Visuais na Universidade Federal do Rio de Janeiro)
•15h00 às 15h50 – Painel com Rodolfo Viana (doutorando do PPGCOM UFF, pesquisa o LGBT na cena funk carioca) e Ricardo Cabral (mestrando do PPGAC, diretor e dramaturgo do espetáculo “Amazona”)
•16h00 às 17h20 – Mesa 1, com Zeca Ligiéro (escritor, diretor e professor da UNIRIO. Coordenou o Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias – NEPAA da mesma instituição) e Leda Maria Martins (poeta, ensaísta, dramaturga e professora da UFMG)
• 18h00 às 19h20 – Mesa 2, com Anápuáka Tupinambá (idealizador da Rádio Yandê) e Edileuza Penha de Souza (Professora e Historiadora da UNB)
• 19h30 às 21h00
Exibição dos filmes “Perpétuo” (dir. Lorran Dias) e “A poeira não quer sair do esqueleto” (dir. Daniel Santiso e Max Willa Morais) + bate papo com os diretores. Mediação: Teresa Bastos (PPGAC UFRJ)
INTERCENA – Seminário organizado pelos discentes do curso de Pós-Graduação em Artes da Cena da UFRJ
Dia 17/04, Salão Pedro Calmon – Escola de Comunicação da UFRJ
A proposta do evento é o compartilhamento de estratégias artísticas contemporâneas que perturbam os mecanismos de poder – sustentados por pressupostos colonialistas e universalistas – e tornam visíveis corpos e narrativas que são marginalizados e silenciados pelas engrppgcomenagens de regimes representativos.
• 15h às 17h00 – Mesa 1 com André Lemos e Carmen Luz
Mediação: Dieymes Pechincha
• 17h30 às 19h30 – Mesa 2 com Renata Tavares, Wallace Lino e Patrick Reis
Mediação: Pedro Emanuel
A ECO/UFRJ fica na Av. Pasteur, 250, Campus Praia Vermelha.