Lançamento de “Inúteis, Frívolos e Distantes: À Procura dos Dândis”

livro Denilson

livro Inúteis, Frívolos e Distantes: À Procura dos Dândis, escrito por André Antônio Barbosa, Denilson Lopes, Pedro Pinheiro Neves e Ricardo Duarte Filho será lançado no Rio de Janeiro no dia 14 de outubro (segunda-feira), às 19h,  na Livraria Blooks. No lançamento haverá uma conversa entre os autores e a Profa. Mariana Baltar (UFF).

Sobre os lançamentos do livro: https://www.facebook.com/aprocuradosdandis/

Para mais informações sobre o livro e referências dândi no cinema, na moda e nas artes visuais, siga instagram.com/aprocuradosdandis/

Sobre o livro

Aqui vêm os dândis. Sempre prontos, com sua ironia, a deslocarem palavras que se cristalizam em clichês. Para eles, nada é suficientemente sério – a não ser a própria banalidade. Bem-vindes a uma estética pela qual poses são mais importantes que gestos, sensações implodem ideias, e máscaras dizem mais do que a realidade.

Há dândis de diversas orientações, etnias e gêneros. Artistas e não-artistas. Celebridades antes mesmo da cultura midiática e sobrevivendo dentro dela. Através do dândi, procuramos compreender, em especial, alguns filmes contemporâneos centrados numa estética do artíficio, em contraponto a uma tradição ocidental que privilegia a arte como interpretação e documentação da realidade.

Sobre os autores

André Antônio (andrebarbosa3@gmail.com) é doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, onde desenvolveu pesquisa sobre uma estética do artifício, da frivolidade e da inconsequência no cinema brasileiro contemporâneo. É realizador de filmes junto ao coletivo de cinema queer Surto & Deslumbramento. Em 2015 estreou seu primeiro longa, A seita.

Denilson Lopes (noslined@bighost.com.br) é professor da Escola de Comunicação da UFRJ, pesquisador do CNPq e autor de Afetos, relações e encontros no cinema contemporâneo brasileiro (2016), No coração do mundo: paisagens transculturais (2012), A delicadeza: estética, experiência e paisagens (2007) e O homem que amava rapazes e Outros ensaios (2002).

Pedro Pinheiro Neves (pedropinheiron@gmail.com) é mestre em Comunicação pela UFPE e aluno do Doutorado em Comunicação e Cultura na UFRJ, onde desenvolve pesquisa sobre corporalidades inumanas e potências queer na fotografia de moda.

Ricardo Duarte (ricardo.duarte@nyu.edu) é doutorando em Comunicação e Cultura pela UFRJ e em Spanish and Portuguese Languages and Literatures pela New York University. Alguns de seus interesses de pesquisa são teoria queer, literatura e cinema brasileiros e estudos decoloniais.

Título: Inúteis, frívolos e distantes: À procura dos dândis
Autores: André Antônio Barbosa, Denilson Lopes, Pedro Pinheiro Neves e Ricardo Duarte Filho
Editorial: Mauad X
Páginas:176