Conversa online sobre ruínas modernistas no Rio de Janeiro

cartaz filme HU

O grupo de estudos vinculado ao Seminário Extrativismo e Estética, convida para, na próxima segunda, dia 1 de junho, às 14hs (horário do Rio de Janeiro), uma conversa online sobre ruínas modernistas no Rio de Janeiro a partir dos filmes “HU” (2016) e “Homenagem a Matta-Clark” (2015) de Pedro Urano e Joana Traub Csekö e da discussão do artigo “Ruínas Modernistas” (Lugar Comum,n.1, p. 99/115) de Beatriz Jaguaribe. O texto e atualizações sobre o evento podem ser encontrados na página do seminário no Facebook. Há também um blog da filmagem: https://enigmahu.wordpress.com/

Estarão presentes na conversa:

Beatriz Jaguaribe: Professora titular da Escola de Comunicação da UFRJ e pesquisadora do CNPq. Foi professora visitante nas universidades de Dartmouth, Stanford, Princeton, Nova Iorque (Cátedra Andrés Bello), Harvard e New School of Social Research. Recebeu os prêmios e bolsas RioArte, ICAS, Guggenheim e Plas (Princeton). Autora de Rio de Janeiro: Urban Life through the Eyes of the City. (2014), O choque do real: estética, mídia, cultura. (2007) , Fins de século: cidade e cultura no Rio de Janeiro (1998), Rio de Janeiro: Cartografias simbólicas (1994), entre outros.

Joana Traub Csekö: Artista visual e doutoranda em Arte, Experiência e Linguagem pelo Instituto de Artes da UERJ. Dentre seus trabalhos, destacam-se a pesquisa sobre o monumental edifício modernista do Hospital Universitário da UFRJ, que gerou uma série de fotos e o longa-metragem “HU” (2008); e a série “Passagens” (2011- ), exposta em diversas individuais, tais como “Elegias Cariocas”, na galeria Luciana Caravello (RJ) e “Passagens – Outeiro”, no espaço independente Cabriola (RJ).

Pedro Urano: Cineasta e artista visual. Realizou os longas ‘Estrada Real da Cachaça’ (melhor doc Rio e Mar del Plata IFF) e ‘HU’ (melhor doc Tiradentes e Monterrey); e a série de tv ‘Inhotim Arte Presente’, que recebeu o GP do Cinema Brasileiro em 2019. Atualmente, está montando ‘Subterrânea’, seu primeiro longa de ficção.

Dados para encontro na plataforma Zoom:

ID da Reunião: 869 7049 9246

Senha da reunião: 451272

Link: https://us02web.zoom.us/j/86970499246?pwd=dTNnMFhGcGI2OW9QUWVxUWRFUVdWdz09