Comédias de Goldoni

Cartaz Comdias Goldoni

No ano de 2020, com apoio do Ministero degli Esteri da Itália através do Istituto Italiano di Cultura (IIC – SP), será publicada a primeira antologia em português do dramaturgo italiano Carlo Goldoni (Veneza, 1707 – Paris, 1793), que integra a coleção “Autores” da editora Perspectiva, especializada em publicações teatrais. A seleção e organização dos textos, a cargo da diretora e dramaturga italiana Alessandra Vannucci (também docente de direção teatral na ECO/UFRJ) dá preferência aos títulos mais significativos da carreira artística de Goldoni como diretor de companhia em diálogo com públicos, atores e especialmente atrizes de sua época; e visa assim oferecer um repertório inédito de comédias clássicas à classe teatral brasileira e aos leitores contemporâneos.

Em função do distanciamento social recomendado durante a pandemia do COVID-19, a antologia (com seis peças inéditas) será apresentada na forma de ciclo de leituras dramáticas pela plataforma virtual ZOOM, com elencos de atores e atrizes em formação. Além do elenco jovem, para cada peça teremos uma atriz/ator profissional de renome, como Julio Adrião, Julia Carrera, Tiago Catarino, Savio Moll, Nicola Siri, Giovanna de Toni (já confirmados). As apresentações virtuais serão gratuitas, sem cobrança de ingresso nem pagamento de cachê para nenhum dos envolvidos. Para garantir seu ingresso, basta enviar um e-mail (centro.iicrio@esteri.it) ou WhatsApp (21 3534-4344 ) para o IIC-RIO. O objetivo social será arrecadar doações em dinheiro para o Hospital Universitário da UFRJ.

Assinam a direção geral do projeto e a direção de cena, respectivamente, Alessandra Vannucci e Daniel Pimentel, ambos do Laboratório de Estética e Política da ECO/UFRJ. Uma realização do Instituto Italiano de Cultura (IIC-Rio) e do Laboratório de Estética e Política. Apoios e parcerias: Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena, Scuola di Cultura e Oficina Social de Teatro (OST).