Seleção de Extensionista para o Projeto Tecendo Frutos da Terra

A seleção é direcionada aos estudantes dos cursos: Jornalismo (3 vagas), Publicidade (2 vagas), Produção Editorial (2 vagas), Comunicação Visual – Design (2). Infelizmente, não há disponibilidade para remuneração. Essa chamada atende às demandas para cumprimento da resolução nº 7, de 18 de setembro de 2018, emitida pelo Ministério da Educação, que estabelece diretrizes para Extensão na educação superior brasileira. Este documento reforça o lugar da extensão como parte obrigatória para formação curricular da graduação e pós-graduação.

A carga horária será computada no código de Requisitos Curriculares Complementares (RCS) e deve ser creditada com requisito mínimo de 45 a 90 horas, conforme exigido pela universidade. O contrato possui vigência de 6 meses, com a possibilidade de renovação. As atividades estão totalmente vinculadas às práticas das quatro áreas citadas e serão desenvolvidas em encontros virtuais, durante o período da pandemia de COVID-19.

Os estudantes devem possuir repertório básico sobre desenvolvimento e atuação de cada campo e ter predisposição para trabalhar em grupo, pois as atividades estão articuladas entre as quatro áreas do conhecimento e demandam vínculo de trabalho em grupo. Os interessados realizarão as seguintes atividades:

Jornalismo

Atuar no desenvolvimento de conteúdos jornalísticos, ligados a produção de textos, imagens e produtos audiovisuais, além da manutenção de rotina jornalística.

• Desenvolvimento de matérias, reportagens e conteúdo para redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube, site do projeto);
  • Produção de clipping diário com resumo de notícias ativas sobre o campo têxtil e cultura do vestir
  • Relacionamento com influenciadores
  • Manutenção e organização de Agenda
  • Assessoria de comunicação
  • Experiência com edição de vídeo, imagem e áudio;
  • Experiência com produção de revista e documentário.

Publicidade

Atuar no desenvolvimento e divulgação de produtos, criação de campanhas, gerenciamento das redes sociais (postagens, relacionamento e desempenho).

• Planejamento e criação de produtos
  • Auxílio na produção e edição de vídeos e fotografias
  • Auxiliar nas estratégias de marketing digital em diversas plataformas online, focando em ações com influenciadores e na criação de campanhas de divulgação
  • Suporte no planejamento, criação, gerenciamento e monitoramento de campanhas
  • Relatórios diários, semanais e mensais do alcance das mídias divulgadas

*Obs: Conhecimento em marketing e aprofundamento no audiovisual agregam valor para o desenvolvimento das atividades

Produção Editorial

Atuar em projetos editoriais para construção de revista, material didático e livro fazendo acompanhamento das etapas de produção para revista, material didático e livro

• Diagramação de miolos de livro, revista e material didático
  • Conferência e revisão
  • Fechamento dos produtos junto à gráfica
  • Conferência de plotters
  • Solicitação de ISBN e Ficha catalográfica
  • Análise de originais
  • Revisão de materiais internos
  • Pesquisa de mercado

Comunicação Visual – Design

Atuar nos projetos editoriais para construção de revista, material didático e livro, fazendo acompanhamento das etapas de produção para revista, material didático, livros, divulgação de produtos e planejamento de campanhas.

• Planejamento e criação visual de campanhas institucionais, anúncios, panfletos, cartazes, conteúdos diversos para fins digitais e impressos, manutenção de projetos gráfico-visuais e páginas da web.
  • Criação, desenvolvimento e ajuste arte (layouts, logomarca, banners, folders, etc)
  • Recorte e tratamento de imagens para campanhas
  • Auxílio na edição de vídeos e fotografia
  • Auxiliar na digitalização e tratamento de imagens,
  • Realizar a vetorização e fechamento de arquivos para impressões digitais e recortes eletrônicos,
  • Prestar suporte nas impressões

Projeto

O projeto Tecendo Frutos da Terra é uma atividade de pesquisa e extensão, que surge como resultado da parceria entre o Coletivo Têxtil Tramar (Coletivo formado por estudantes da EBA-UFRJ) e a UFRJ, através de ações de extensão na universidade e em comunidades terreiro parceiras. A proposta é lançar outros olhares para tipologia têxtil e repensar a cultura do vestir, considerando contribuições da diáspora negra.

Nossas ações contemplam todo processo de produção do tecido artesanal: do plantio à venda. Todo trabalho é pautado pelo encontro entre atividades práticas e teóricas, tendo como suporte de pesquisa, a revisão histórica, historiográfica sobre os temas, através das perspectivas da Conservação e Restauração, Indumentária, História da Arte e Educação Artística, campos do conhecimento fundamentais para descolonização do pensar sobre têxteis e cultura do vestir no Brasil.

Este projeto está vinculado à graduação em Conservação e Restauração, na Escola de Belas Artes da UFRJ e é coordenado pelas Prfª Drª Ana Paula Correa e Maria Luíza Soares. Os interessados devem encaminhar mensagem eletrônica com os seguintes dados: nome, unidade, identificação do período, DRE, currículo e carta de intenção para o seguinte e-mail: buziodaterra@gmail.com, até o dia 18.01.21.