Projeto desenvolvido por aluno do mestrado profissional da ECO-UFRJ ganha prêmio internacional
“No epicentro”, ferramenta de visualização de dados e storytelling sobre os mortos pela Covid-19 no Brasil, da Agência Lupa, recebeu um dos prêmios máximos do Best of Digital News Design da Society for News Design (SND), no último dia 4. O projeto tem a participação do diretor de Estratégias e Negócios da Agência e aluno do Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas – PPGMC da ECO-UFRJ, Gilberto Scofield Jr., orientando da Profa. Dra. Cristina Rego Monteiro da Luz.
A aplicação, desenvolvida com apoio do Google News Initiative e consultoria de Alberto Cairo, designer e professor da Escola de Comunicação da Universidade de Miami, foi considerada pelos jurados o “Best in Show” entre as pequenas redações que já haviam recebido medalhas na 42ª edição do prêmio, o Oscar do design de notícias mundial. Trata-se de um título que reconhece os melhores trabalhos individuais de toda a competição, que este ano contou com 1.764 projetos inscritos. Todos os 21 juízes avaliam cada categoria. Os prêmios são divididos por porte organizacional para levar em consideração os desafios enfrentados por redações de diferentes tamanhos.
Um dos três projetos selecionados, “No epicentro” (https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/epicentro/) garantiu o prêmio à Lupa na categoria “pequena organização”. A narrativa com recursos gráficos “Who gets to breathe clean air in New Delhi” (“Quem consegue respirar ar limpo em Nova Déli?”), do jornal “The New York Times”, ganhou na categoria “grande organização”, e a narrativa audiovisual “Your climate future” (“Seu futuro climático”), do norueguês NRK, em “média organização”.
O PPGMC parabeniza Gilberto e sua equipe pelo excelente trabalho realizado. Saiba mais sobre o Programa em: https://ppgmc.eco.ufrj.br/