Estágios e bolsas

Voluntariado em serviço cívico no âmbito do Fórum “Ciência e Sociedade”

O Ministério  da agricultura e da Alimentação da França abre vaga de voluntariado em Bourges – Le sous-dray, de 1 de março a 31 de dezembro de 2023, por um período de 10 meses.

A oportunidade é para apoio ao chefe de cooperação internacional do Lycée Le Subdray e aos chefes da rede Brasil em nível nacional na organização da preparação, avaliação e promoção do 7º Fórum Franco-Brasileiro programado para outubro de 2023 na França.

O fórum é uma ferramenta educativa cujo conceito se articula em três fases:

• Fase de consciencialização para todos os estabelecimentos franceses e brasileiros participantes do fórum. (De setembro de 2022 a setembro de 2023).
  • Fase do encontro com o parceiro na França ou Brasil (1 semana). Cada estabelecimento francês/brasileiro recebe o seu parceiro brasileiro/francês. Os jovens encontram-se, discutem e partilham o trabalho realizado no território (visitas, oficina, criação artística, etc.).
  • Fase de desenvolvimento do fórum franco-brasileiro, “Ciência e sociedade” (5 dias). Conferências, intercâmbios e restituição de pesquisas e apresentações artísticas de alunos.

O voluntário também terá que apoiar os 2 facilitadores da rede geográfica Brasil na atualização de um ‘web’-documentário da mobilidade franco-brasileira, no âmbito do fórum “Ciência e Sociedade” e na organização e preparação do 7º Fórum Franco-Brasileiro.

• Pesquisa, contato e encontros com os realizadores (alunos, professores, pesquisadores, organizadores) dos ultimos 6 fóruns na França e no Brasil.
  • Pesquisa iconográfica e gestão de imagens de fóruns e redes.
  • Produção e realização de entrevistas em vídeo. (fotografia e edição)
  • Colocar conteúdo audiovisual ‘online’ para a rede.
  • O voluntário deverá participar da realização do ‘Web’-documentário. Desenvolvimento e integração de mídia em ‘web’documentários.
  • O ‘web’-documentário permitirá transcrever a avaliação dos 6 fóruns franco-brasileiros realizados pela rede desde 2005 alternadamente na França e no Brasil.

Sobre a vaga

• Duração: 10 meses, data de início da missão será de 1º de março de 2023 a 31 de dezembro de 2023.
  • Carga horária: 30 horas por semana
  • O número de vagas oferecidas: 1 vaga
  • Organização: Bourges-le-Subdray EPL.
  • Compensação: 473 euros por mês e a passagem aérea pagas pela EPL Bourges – le Subdray. (Serão oferecidos alojamento e alimentação escolar em dias letivos e. cozinha  no alojamento disponível para os dias em que a cantina estiver fechada.)
  • Contato: Fanny De Oliveira Santos – Fanny.de-oliveira-santos@educagri.fr
  • Prazo: Domingo, 27 de novembro de 2022. (O candidato deve nos enviar uma carta de motivação e um CV)
  • Pré-requisitos: Noções básicas em francês, Ter entre 18 e 25 anos, Capacidade de adaptação, Proatividade e motivação.