A Rede Genealogias convida toda a comunidade acadêmica e o público em geral a participar do Seminário Internacional “O mal-estar no século XXI: transformações nos modos de sofrer”, que acontecerá entre os dias 24 e 27 de setembro de 2024, na UFF (Niterói, RJ – Campus Gragoatá) e na UFRJ (Rio de Janeiro, RJ – Campus Praia Vermelha).
A chamada para apresentação de trabalhos está aberta, recebendo propostas no formato de resumo expandido até o dia 29 de julho.
Serão aceitos trabalhos de mestrandos(as), doutorandos(as), doutores(as) ou graduandos(as); neste último caso, em coautoria com autores de titulação maior. Após o Seminário, os(as) autores(as) que apresentaram seus trabalhos poderão enviar a versão completa dos artigos até o dia 1º de novembro para publicação nos anais do evento.
Ementas dos Grupos de Trabalho
GT 1: Sofrimento psíquico em tempos neoliberais
Coordenação: Ericson Saint Clair (UFF)
O GT é dedicado a reflexões interdisciplinares sobre mal-estares contemporâneos relacionados a meios de comunicação, neoliberalismo e produção de subjetividade. O objetivo é explorar as transformações históricas nos modos de sofrer, a partir da análise de diversas manifestações do sofrimento na contemporaneidade. Também busca compreender o nexo desses mal-estares com os atuais modos de ser e de se pensar, de viver e se relacionar, de trabalhar e se entreter, de desejar e se exibir, de adoecer e resistir.
GT 2: Mal-estares da vida hiperconectada
Coordenação: Ícaro Ferraz Vidal Jr. (MediaLab. UFRJ)
O GT busca explorar reflexões interdisciplinares sobre mal-estares contemporâneos relacionados às tecnologias digitais de comunicação e informação. O objetivo é analisar criticamente os mal-estares provenientes dos ambientes digitais, sobretudo relacionados a Big Data, economia da atenção, vigilância, algoritmos, inteligência artificial e aprendizagem de máquina. Pretende-se compreender as implicações culturais, éticas, políticas, econômicas e clínicas desses fenômenos. Também serão contemplados trabalhos que visam examinar a relação entre as plataformas digitais, a produção de subjetividade e as formas de sociabilidade, com foco na exploração econômica do sofrimento.
GT 3: Guerras culturais, ressentimento e pânico moral
Coordenação: Cristina Teixeira Vieira de Melo (UFPE)
O GT propõe uma abordagem interdisciplinar para explorar as atuais disputas culturais que têm provocado intensos conflitos morais na contemporaneidade. O objetivo central é investigar as implicações éticas, políticas e/ou ambientais desses fenômenos, com ênfase em temas como guerras culturais, ressentimentos, políticas identitárias, reivindicações do sofrimento e niilismos. Além disso, serão analisados aspectos contemporâneos como pós-verdade, teorias conspiratórias, fake news e desinformação, abrangendo diversos campos de interesse como arte, educação, meio ambiente, raça, sexualidade, gênero, religião, etc.
O evento é fruto da parceria entre o PPGCOM-UFF, a ECO-UFRJ e o PPGCOM-UnB, com apoio do CNPq e da FAPERJ. Ele integra os projetos “O mal-estar no século XXI: uma cartografia das transformações históricas nos modos de sofrer” (Universal/CNPq) e “Os mal-estares da conexão: narrativas de sofrimento e produção de subjetividade” (PDR10/Faperj), coordenados por Paula Sibilia (PPGCOM/UFF) e Marianna Ferreira Jorge (ECO/UFRJ).
A proposta é reunir pesquisadores para debater sobre algumas transformações históricas ocorridas nas últimas décadas, que assinalam uma crise geral das instituições e dos valores modernos, afetando, em especial, os modos de sofrer.
Inscrições e submissões de trabalhos
Para mais informações acesse a página do evento: Seminário Internacional “O mal-estar no século XXI: transformações nos modos de sofrer”
Em caso de dúvidas, envie um e-mail para: duvidasmalestar@gmail.com