Na sexta-feira (09/08), acontece a exibição simultânea em dois auditórios da UFRJ no Campus da Praia Vermelha do filme “Somos Guardiões” (Netflix, 2023). A exibição contará com a presença de um dos diretores da obra, Edivan Guajajara, e outros dois cineastas fundadores da Mídia Indígena, Flay e Erisvan Guajajara, seguida de debate sobre a preservação da floresta. Trata-se de uma atividade promovida em conjunto pelo projeto de extensão Metaversidade e o Consulado da Suécia.
O objetivo é promover a troca de saberes, através da arte, cultura e tecnologia, os três eixos de atuação do projeto Metaversidade, para a educação ambiental e inclusão digital de estudantes da periferia. O evento também será uma oportunidade para os estudantes conhecerem o Campus da Praia Vermelha, da UFRJ, despertando neles o interesse por uma formação superior.
Programação
14:00 – 14:30 Chegada e boas-vindas
- Recepção dos participantes
14:30 – 14:45 Abertura
- Apresentação do evento pelas professoras Kátia Augusta Maciel e Inês Maciel
- Boas-vindas com Edivan Guajajara e Cônsul da Suécia
14:45 – 16:00 Exibição do documentário “Somos Guardiões” (1h25)
“Somos Guardiões” coloca no centro de sua história as pessoas que se dedicam a salvar a Amazônia e a defesa dos povos indígenas contra a destruição da floresta. Com Leonardo DiCaprio entre os produtores, o documentário investiga a máquina econômica por trás do desmatamento desenfreado na região e as consequências ambientais e humanas dele. A produção acompanha o líder e ativista indígena Puyr Tembé e o guardião florestal Marçal Guajajara na luta para proteger os territórios indígenas.
Direção de Edivan Guajajara, Chelsea Green e Rob Grobman
16:00 – 16:45 Roda de conversa com os cineastas
- Mediadora Prof. Alessandra Meleiro
- Apresentação sobre Sámis da Suécia
Local: Auditórios do CFCH e da Central de Produção Multimídia (CPM) – Campus UFRJ Praia Vermelha.
Evento sujeito à lotação dos auditórios.