Está aberta a chamada de trabalhos para o Seminário Imagem e arte: poéticas e políticas do sentir latino-americano, que acontecerá nos dias 30 e 31/10, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ.
O evento tem um formato interdisciplinar, acolhendo investigadores de áreas como Comunicação, Artes, História, Filosofia, Sociologia, Antropologia e correlatas, que apresentem trabalhos vinculados ao binômio ‘arte e imagem’. Seja em revisões de teorias ou temas canônicos, proposição de novas abordagens analíticas, ou em estudos de caso, o evento visa promover o intercâmbio de conhecimentos entre a comunidade acadêmica, bem como contribuir para enriquecer o quadro de reflexões sobre temas relevantes na atualidade, relacionados às diversas expressões artísticas, fenômenos midiáticos, sociais, estéticos e políticos observáveis no campo da imagem e das artes, com ênfase em propostas elaboradas a partir de abordagens teórico-metodológicas e/ou aspectos relacionados à experiência sociocultural situada na América Latina.
Temas/tópicos/áreas de interesse principal
Fotografia, cinema, performance, videoarte, audiovisual, artes visuais, arte e mídia, mídias digitais, artivismo, tecnologia, filosofia, antropologia, sociologia, perspectivas anti-coloniais, pós-coloniais e decoloniais, questões de gênero e raça na arte e cultura latino-americana, arte moderna e contemporânea, estética e política, hibridismos, cibercultura, ditaduras na AL, memória, arquivo, cosmovisões não-eurocentradas.
Além das apresentações de trabalhos, haverá palestras de abertura e encerramento, com os artistas Gilvan Barreto (PE) e Edu Monteiro (RJ).
A participação é através do envio de resumo expandido, sem taxa de inscrição com a seguinte formatação: título – 70 caracteres, fonte Arial tamanho 14, espaçamento simples. Corpo do texto – até 4.000 caracteres com espaço, bibliografia. Minicurrículo (500 caracteres). Fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5.
Os resumos devem ser enviados até 23/10 para o email: seminarioimagemearte@gmail.com.
Os trabalhos selecionados irão compor uma publicação organizada pela equipe do evento, a ser disponibilizada em 2025.
O seminário é uma organização da ECO-PÓS/UFRJ, com apoio da FAPERJ E CFCH/UFRJ, e parceria da UERJ e PARALAXE LAB.