Acontece na ECO

Semana Experimental de Fotografia

Se você também gosta de Fotografia Analógica, então fique de olho na segunda edição da Semana Experimental de Fotografia que acontecerá na próxima semana na Escola de Comunicação da UFRJ, entre os dias 7 e 11 de outubro. O evento é gratuito e aberto ao público!

Esta segunda edição, produzida pelo Projeto de Extensão da UFRJ Paralaxe Lab, com apoio da Garimpo Analógico, visa estimular o diálogo, a prática e o pensamento crítico no campo da fotografia analógica e experimental. Pensar e imaginar novas possibilidades através de trocas de saberes e novos olhares.

Com o intuito de desbravar novas subjetividades, promover a criatividade e a experimentação no campo da produção artística fotográfica, o Paralaxe Lab faz um convite a todos os públicos para participar das atividades em torno das práticas experimentais de fazer fotografia, como: Cianotipia, Lambe-lambe, Laboratório de ZINE, Fotomontagem Analógica, Revelação Alternativa com Caffenol, Estratégias para uma fotografia expandida e Quimigrama.

O evento também contará com a presença de um dos mais renomados fotógrafos da atualidade: Jorge Bispo. O artista chega para um bate-papo intimista para contar sobre sua trajetória na fotografia, falar sobre retrato – do filme ao digital – e seguir para um debate sobre a sua produção.

Outro destaque será a oficina de Lambe-lambe ofertada pelo artista visual Alberto Pereira, criador da plataforma Lambes Brasil. Sendo um dos principais nomes da técnica em território nacional, esta prática busca explorar os sentidos tradicionais atribuídos às imagens, criando obras múltiplas que questionam e subvertem seus sentidos originais, atribuindo novas poéticas e configurações.

Além das oficinas, a semana será composta por roda de conversa, caminhada analógica, desenhaço, exibição de filme e projeção de ensaios fotográficos de artistas de todas as regiões do Brasil! Haverá ainda na programação a realização de leituras de portfólio. Os interessados poderão enviar seus trabalhos para serem avaliados criticamente de forma gratuita por artistas, curadores e pesquisadores,
reforçando assim a ideia da universidade enquanto pólo de conexão artística entre fotógrafos iniciantes, fotógrafos profissionais, artistas, produtores, curadores e pesquisadores no campo da imagem.

Para mais informações acesse o instagram do Paralaxe Lab (@paralaxelab).