No dia 23 de outubro, às 18 horas, no auditório da Central de Produção Multimídia (CPM), a Ecoar Edições fará o lançamento do primeiro volume de “A vida na edição”, inaugurando uma série sobre estudos e práticas do mercado editorial brasileiro. A Ecoar Edições, editora-laboratório do curso de Produção Editorial da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ), é um projeto de extensão que tem como objetivo permitir que discentes pratiquem as habilidades adquiridas em sala de aula durante a produção de obras em diferentes formatos e de gêneros variados.
Tradução, compra de direitos de publicação, design e ilustração editorial, edição e revisão de texto, divulgação e promoção de livros: todas essas são algumas áreas nas quais alguém que se forma em Produção Editorial pode atuar. Foi pensando em apresentar essa miríade de possibilidades aos calouros do curso que nasceu A vida na edição, lançamento da Ecoar Edições. Ao longo dos diversos textos, escritos por professores e egressos da ECO/UFRJ, o leitor é apresentado ao mundo editorial sob a perspectiva de quem atua nele ou o pesquisa. Os temas da coletânea abrangem as inovações tecnológicas, a função social do livro, as listas de mais vendidos, o papel dos profissionais da cadeia, além de vários outros assuntos que vão ampliar a visão de quem quer saber mais sobre esse universo tão vasto.
Na introdução desse primeiro volume, os organizadores e professores Alda Rosana Almeida e Mário Feijó apresentam os leitores ao contexto de produção dos textos que compõem a obra, bem como a uma breve história do curso de Produção Editorial da ECO/UFRJ. Então, o livro tem início no começo da cadeia produtiva: Talitha Perissé, ex-editora de aquisições da Intrínseca, nos apresenta a um universo de termos sobre aquisição de títulos para publicação e feiras internacionais. Depois, as editoras e tradutoras Suelen Lopes e Flora Pinheiro levam o leitor, cada uma de uma forma diferente, em uma jornada pelo mundo da tradução, seu cotidiano e suas questões. Em seguida, Mariana Calil, que trabalha atualmente na distribuição de livros digitais, mostra que uma editora é, hoje, uma empresa baseada em processos tecnológicos, além de dar conselhos valiosos sobre como sobreviver em meio ao caos digital. Então, o artista e pesquisador Thales Estefani fala mais sobre a materialidade do livro e suas implicações. Depois, é a vez de a professora e editora da PUC-Rio ter a palavra: Lívia Salles trata sobre os influenciadores digitais e sua importância no mercado editorial, sendo seguida pelo entusiasta dos quadrinhos Gabriel Guimarães M. de França, que oferece conselhos essenciais para quem quer se aventurar no mundo dos livros.
Por fim, o leitor é convidado a refletir sobre o papel social do livro, tanto por meio das listas de mais vendidos, apresentadas pela professora da ECO/UFRJ Eliane Hatherly Paz, quanto à reflexão sobre o acesso aos livros no Brasil hoje, sob a perspectiva da pesquisadora Nathalia Barbosa. Ao final do volume, Liciane G. Corrêa, coordenadora editorial da obra, professora do curso e editora, conta em um posfácio um pouco mais sobre o processo de edição — todas as etapas de produção são assinadas por extensionistas da Ecoar Edições.
O lançamento acontece no segundo dia da 13ª edição do evento Editor em Ação, que traz o tema título da série, “A vida na edição”, e contará com a participação de alguns autores.
Mais informações em: www.instagram.com/p.editorial.ufrj/ e no site do evento Editor em Ação https://pe.eco.ufrj.br/editoremacao/.
