O Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC-UFRJ) e o Grupo de Estudos Muniz Sodré sobre Relações Raciais (GEMS/LECC/UFRJ) promovem a roda de conversa “Pensar nagô: pela práxis disruptiva da linguagem hegemônica” no dia 13 de novembro, quinta-feira, às 14h, no auditório da CPM/ECO-UFRJ.
O encontro contará com os debatedores Muniz Sodré, professor emérito da UFRJ; Paulo Victor Melo, pesquisador auxiliar no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia, do Instituto Universitário de Lisboa (CIES/ISCTE); e Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos, diretor da ECO/UFRJ, coordenador e pesquisador do LECC-UFRJ. A responsável pela mediação será Zilda Martins, professora colaboradora da ECO/UFRJ e pesquisadora do LECC-UFRJ.
Confira abaixo mais detalhes sobre os debatedores e a mediadora:
Muniz Sodré
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1964), mestrado em Sociologia da Informação e Comunicação – Université de Paris IV (Paris- Sorbonne) (1967) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e é Livre-Docente em Comunicação pela UFRJ, baiano de São Gonçalo dos Campos, residente no Rio de Janeiro há várias décadas. É professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ex-catedrático do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), professor visitante de várias universidades na Europa e na América Latina. Tem cerca de 40 livros publicados no domínio da cultura nacional e dos estudos de mídia, alguns dos quais traduzidos em países como Inglaterra, Espanha, Cuba, Itália, Colômbia e Bélgica. Autor de obras de ficção entre contos e novelas. É membro da Academia de Letras da Bahia, cadeira de no.33. É Obá Xangô do Axé Opô Afonjá (Bahia). Foi presidente da Biblioteca Nacional de 2005 a 2011, órgão vinculado ao Ministério da Cultura. Pesquisador 1-A do CNPq.
Paulo Victor Melo
Pesquisador auxiliar no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia, do Instituto Universitário de Lisboa (CIES/ISCTE). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, com pós-doutorados concluídos na Universidade da Beira Interior e na Universidade Nova de Lisboa. Coordenador do projeto Vigi_Portugal – Vigilância, Dados e Privacidade nos espaços públicos em Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Pesquisador do projeto fAIces – fAIces – Facial Recognition Technologies: Etho-Assemblages and Alternative Futures, coordenado por Helena Machado no âmbito de uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação (ERC). Co-organizador do livro Ecos de Búzios: contribuições ao debate brasileiro sobre comunicação e relações étnico-raciais.
Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos
Professor associado e diretor da Escola de Comunicação da UFRJ. Coordenador do LECC – Laboratório de Estudos da Comunicação Comunitária. Coordenador do projeto de extensão MIDIOGRAFIAS DO ATUAL – Ação Integrada e Multimídia de Projetos de Pesquisa Social e Opinião Pública da ECO / UFRJ. Colaborador em projetos do Quilombo Kilombá, em Bongaba / Magé – RJ. Estuda Religiões de Matriz Africana no Brasil, questões sobre racismo religioso e neopentecostalismo, desinformação, esgarçamento da laicidade e ataques à Democracia.
Zilda Martins
Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Pós-doutorado pela École des hautes études en sciences sociales (EHESS). É pesquisadora do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC), fundadora e coordenadora do Grupo de Estudos Muniz Sodré sobre Relações Raciais (GEMS-LECC).
Os/as interessados/as em participar do encontro poderão se inscrever no formulário on-line (restrito a 20 pessoas) ou poderão assistir on-line por meio de transmissão ao vivo no YouTube (no canal da ECO-UFRJ).
Detalhes do evento:
Data: 13 de novembro de 2025 às 14h.
Local: Auditório da CPM/ECO-UFRJ – Av. Pasteur, 250 – Urca – Campus da Praia Vermelha – Rio de Janeiro/RJ.
Presencial – Inscrições: https://forms.gle/ucMwHW1hDjmv8GyA6 (Limite de 20 pessoas).
Link de transmissão YouTube: https://youtube.com/live/-nDxoemN7jk?feature=share
O link do YouTube e do formulário de inscrição estão disponíveis também na bio do Instagram @lecc_ufrj .
