O Cinerama realiza, nesta quinta-feira 03/07, a exibição do documentário “A Mulher da Luz Própria” (2019), de Sinai Sganzerla. Após a sessão, haverá um debate com a diretora da obra, mediado pela professora Guiomar Ramos, docente da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas da ECO, e pelo extensionista Victor Reis.
Sinai Sganzerla, roteirista, produtora, diretora e pesquisadora brasileira, é responsável pela produção, preservação e restauração de mais de 30 filmes, pertencentes à sua produtora, Mercúrio Produções. Sganzerla, além de realizar um retrato cinematográfico de sua mãe, Helena Ignez, restaurou em 35mm o filme Copacabana Mon Amour (1970), dirigido pelo seu pai, Rogério Sganzerla, que posteriormente foi exibido, restaurado, no 67° Festival de Locarno.
Em “A Mulher da Luz Própria”, seu segundo documentário, Sinai Sganzerla produz um retrato histórico e íntimo de sua mãe, a atriz e diretora Helena Ignez, uma das principais figuras femininas do audiovisual nacional, que inaugurou um novo estilo de interpretação e atualmente dirige filmes independentes. É através da narração de Ignez, com o auxílio de uma coleção de material de arquivo, que é desdobrada parte da história do cinema brasileiro, o contexto político e sua trajetória.
O documentário foi exibido no 41 Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano en La Habana (Cuba, 2019), no 18th International Filmmor Women’s Film Festival, Istanbul (Turquia, 2020), no 21º Festival do Rio, XV Panorama Internacional Coisa de Cinema (Salvador e Cachoeira) e no 8º Olhar de Cinema – Curitiba Int’l Film Festival. Além de ter sido selecionado no 38° Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay (Uruguai, 2020), no SANFIC 16 Santiago International Film Festival (Chile, 2020), no 15° Festival Tucumán Cine Gerardo Vallejo (Argentina, 2020), e outros importantes festivais no Brasil.
A exibição, seguida de debate, acontece às 18h30 no Auditório da Central de Produção Multimídia (CPM), na Praia Vermelha. Sujeito à lotação da sala.