Progressão e promoção de Docentes

Nesta seção, você encontrará orientações para reunir e elaborar a documentação que deve constar em seu processo. Mas antes, saiba que é necessário acesso ao SEI, conforme o Ofício Nº 23079.002/2020-CPPD. Se você ainda não tem acesso ao sistema clique aqui.

Documentação necessária

Os processos de Progressão e Promoção de Professores – Classes A, B, C e D – devem conter a seguinte documentação:

Incluída pelo Interessado no SEI

  1. Formulário de Progressão/Promoção Funcional (disponível no SEI);
  2. Cópia da portaria de concessão da última progressão funcional (pode ser encontrada no Boletim Oficial da UFRJ );
  3. Ficha de dados funcionais do Sistema SirHU/UFRJ;
  4. Relatório de atividades indicando onde encontrar a comprovação;
  5. Comprovante necessários das atividades constantes no relatório (poderá ser incluso um documento por área de comprovação – GRUPO -, mais indicado, OU um documento único com todos os comprovantes);
  6. Cópia autenticada do diploma de doutorado, no caso de promoção para classe D, nível 1.

Incluída pela Chefia de Departamento no SEI

  1. Análise do processo
  2. Despacho de aprovação do departamento para composição da comissão de avaliação, via Ata de Reunião de Departamentos ou Folha de Informação (apontar nome completo da comissão, unidade, SIAPE e classe a qual cada membro da Comissão pertence).

Incluída pela Unidade no SEI

  1. Portaria com a composição da Comissão de Avaliação no BUFRJ.
  2. Relatório da Comissão de Avaliação com a tabela de pontuação, datada e assinada pela Comissão de Avaliação;
  3. Aprovação do resultado da avaliação pela Congregação da ECO e encaminhamento à CPPD assinado pelo Diretor da Unidade.

Tabela de pontos

O processo de Progressão/Promoção Funcional do Professor de Magistério Superior é regido pela Resolução nº 8 do Consuni, que regulamenta as normas e critérios para o desenvolvimento na Carreira de Magistério Federal da UFRJ. Para facilitar a organização da produção no Relatório de Atividades, podem ser usadas as cinco planilhas em PDF a seguir. Dentro de cada uma delas estão listados todos os itens contidos em cada Grupo. As abas respectivas dos itens permitem o registro de cada uma das atividades. Por exemplo, na aba G1 – h, será possível listar todas as participações em bancas de monografia. Recomenda-se que estas sejam organizadas por semestre, com a referência da página onde se encontram no anexo com os documentos comprobatórios e que sejam descritas somente aquelas que tiverem lançada alguma atividade.

Outras orientações

Conjunto de Diretrizes do DEL – Depto. de Expressão e Linguagem

Conjunto de Diretrizes do DMAC – Depto. de Métodos e Áreas Conexas

Tabela de pontos do DFC – Depto. de Fundamentos da Comunicação

Modelo de relatório

No intuito de padronizar e facilitar a avaliação da Banca, disponibilizamos os modelos de relatório abaixo:

Relatório de Atividades 

Comprovações

Os modelos não são obrigatórios. Podem ser baixados e modificados da melhor forma para demonstrar suas atividades.