Aberta a exposição virtual da edição 2020logotipo do projeto ecofoto 2020

 

O Ecofoto, em sua oitava edição com o tema Retratos da Pandemia, concluiu a programação do ciclo de criação, com workshops online sobre a linguagem fotográfica contemporânea e programa de mentoria sobre fotografia com o celular.

Foram dez participantes que tiveram acesso a um conteúdo educativo denso com exercícios práticos que auxiliaram no processo criativo colaborativo, além do feedback de fotógrafos na produção de sua própria série de retratos.

O workshop online, completamente gratuito, aconteceu de 26 a 30 de outubro, reunindo especialistas, pesquisadores e fotógrafos de várias partes do país, contando com a participação de docentes da Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal Fluminense e, claro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A ação de extensão promoveu a troca de saberes e o compartilhamento de vivências sobre a construção do olhar fotográfico e a experimentação de linguagens dentro da fotografia, valorizando narrativas insurgentes. Teve por objetivo formar fotógrafos autores e estimular o aprofundamento do conhecimento diverso que compõe o imaginário visual, estimando a criação de uma rede compartilhada online em busca do entendimento crítico das distintas expressões do cenário íntimo e do self durante o distanciamento social e a quarentena.

Os retratos produzidos compõem a exposição virtual, inaugurada dia 17 de novembro com o lançamento do site.

 

Confira!

 

UFRJ Escola de Comunicação da UFRJ - ECO/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ