Logo ecofoto 2020

 

O projeto de extensão Ecofoto - Retratos da Pandemia, produzido pelo Setor de Extensão da Escola de Comunicação, está à procura de alunes para participar de sua produção!

Com o tema “Retratos da Pandemia”, o projeto se realiza com a parceria de profissionais do Complexo do Alemão e da Maré. Com o objetivo de formar fotógrafos autores e estimular o aprofundamento do conhecimento diverso que compõe o imaginário visual, a realização de workshops intensivos com especialistas visa à criação de uma rede compartilhada online em busca do entendimento crítico das distintas expressões do cenário íntimo e do self dos cariocas durante o distanciamento social. Os participantes contarão com a mentoria de fotógrafos profissionais e pesquisadores da universidade na produção de sua própria série de retratos, que será exibida em exposição virtual e catálogo.

O projeto objetiva sedimentar o papel de fotografia enquanto a arte de capturar e eternizar o próprio tempo valorizando a formação de profissionais de comunicação e artes visuais. Como forma de valorização da produção fotográfica pulsante e plural que pipoca aqui e ali nas periferias, sua equipe de produção - composta por Camila Medina (produtora cultural e coordenadora do projeto), Rodrigo Lessa (coordenador de produção executiva do setor) e Valdirene Martos (designer gráfico) - procura evidenciar e consolidar a ideia de que a fotografia é algo mutante e incessantemente ressignificada. Técnicas fotográficas são renovadas diante de cenários e contextos sociais desafiadores.

Enquanto projeto realizado há mais de dez anos pela Escola de Comunicação, o Ecofoto entendeu que, para a comemoração de cem anos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, precisava se renovar. A necessidade de se redescobrir bateu à porta justamente pelas limitações operacionais constituídas durante a pandemia, que inviabilizou de imediato para a equipe a realização de diversos produtos próprios do projeto até o momento.

Interessado em conhecer novas técnicas fotográficas, criadas e expressas a partir da diversidade da realidade social que se desdobra diante do olhar do fotógrafo, o projeto procura se constituir como espaço excepcional para troca de saberes. O encontro promovido na ocasião de sua realização busca experimentar novos lugares, onde criadores, artistas, fotógrafos e pesquisadores ensaiam fissuras sobre as narrativas convencionais que nos cercam durante o dia-a-dia. Ao projetar ficções alternativas, vislumbramos meios de nos conectar com o outro nunca antes pensadas como possíveis, mas que eram latentes.


Para conseguirmos realizar esta empreitada, precisamos da participação ativa dos estudantes da UFRJ!

Segue abaixo a descrição da vaga disponível com creditação de horas para o extensionista:

 

Vaga para desenvolvimento de website

Uma (01) vaga para alune de graduação interessade em desenvolver interfaces interativas voltadas para o mundo da arte e da fotografia. É importante ter conhecimento para produção e manutenção de website do projeto Ecofoto, que deve apresentar exposição virtual de fotografia.

Vaga aberta para todos os cursos!


Mandar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. comunicando por que gostaria de participar do projeto. Informar curso, período em que se encontra, nome completo e DRE.

 

Inscrições até o dia 06 de setembro!

UFRJ Escola de Comunicação da UFRJ - ECO/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ