Logo ecofoto 2020

 

O projeto de extensão Ecofoto - Retratos da Pandemia, produzido pelo Setor de Extensão da Escola de Comunicação, está à procura de alunes para participar de sua produção!

Com o tema “Retratos da Pandemia”, o projeto se realiza com a parceria de profissionais do Complexo do Alemão e da Maré. Com o objetivo de formar fotógrafos autores e estimular o aprofundamento do conhecimento diverso que compõe o imaginário visual, a realização de workshops intensivos com especialistas visa à criação de uma rede compartilhada online em busca do entendimento crítico das distintas expressões do cenário íntimo e do self dos cariocas durante o distanciamento social. Os participantes contarão com a mentoria de fotógrafos profissionais e pesquisadores da universidade na produção de sua própria série de retratos, que será exibida em exposição virtual e catálogo.

O projeto objetiva sedimentar o papel de fotografia enquanto a arte de capturar e eternizar o próprio tempo valorizando a formação de profissionais de comunicação e artes visuais. Como forma de valorização da produção fotográfica pulsante e plural que pipoca aqui e ali nas periferias, sua equipe de produção - composta por Camila Medina (produtora cultural e coordenadora do projeto), Rodrigo Lessa (coordenador de produção executiva do setor) e Valdirene Martos (designer gráfico) - procura evidenciar e consolidar a ideia de que a fotografia é algo mutante e incessantemente ressignificada. Técnicas fotográficas são renovadas diante de cenários e contextos sociais desafiadores.

Enquanto projeto realizado há mais de dez anos pela Escola de Comunicação, o Ecofoto entendeu que, para a comemoração de cem anos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, precisava se renovar. A necessidade de se redescobrir bateu à porta justamente pelas limitações operacionais constituídas durante a pandemia, que inviabilizou de imediato para a equipe a realização de diversos produtos próprios do projeto até o momento.

Interessado em conhecer novas técnicas fotográficas, criadas e expressas a partir da diversidade da realidade social que se desdobra diante do olhar do fotógrafo, o projeto procura se constituir como espaço excepcional para troca de saberes. O encontro promovido na ocasião de sua realização busca experimentar novos lugares, onde criadores, artistas, fotógrafos e pesquisadores ensaiam fissuras sobre as narrativas convencionais que nos cercam durante o dia-a-dia. Ao projetar ficções alternativas, vislumbramos meios de nos conectar com o outro nunca antes pensadas como possíveis, mas que eram latentes.


Para conseguirmos realizar esta empreitada, precisamos da participação ativa dos estudantes da UFRJ!
Não perca tempo, as inscrições vão até o dia 09 de agosto de 2020!


Segue abaixo a descrição das vagas para alunos extensionistas abertas:

 

Vaga de Programação

Uma (01) vaga de extensão para alunes de Ciência da Computação ou Engenharia da Computação (a partir do 3º período).

Características:

– Interessade em desenvolver interfaces interativas voltadas para o mundo da arte e da fotografia;
– Com conhecimento para produção e manutenção de website do projeto Ecofoto, que deve apresentar exposição virtual de fotografia.

Enviar carta de interesse sobre o que você mesmo mudaria das exposições virtuais que você já visitou (máx. 300 palavras).

 

Vaga para Produção
Duas (02) vagas para alunes de Belas Artes (inclusive licenciatura) ou de História da Arte (a partir do 3º período).

Características:
– Conhecimento sobre fotografia contemporânea, especialmente interessades em produção de imagem via celular;
– Comunicative, interessade em aperfeiçoar técnicas de ensino e mediação de debates conceituais sobre a linguagem fotográfica;
– Conhecimento básico sobre produção de encontros online ao vivo para apoio técnico;
– Com iniciativa, determinade a criar parcerias para o projeto de extensão.

Enviar carta de interesse contando como se interessou por fotografia digital e que artistas lhe inspiram (máx. 500 palavras)

 

Vaga para Comunicação
Duas (02) vagas para alunes de Comunicação (a partir do 1º período).

Características:
– Interessade em marketing digital, a fim de se especializar em produção e gestão de conteúdo para redes sociais;
– Interessade em criar ações de engajamento para redes sociais do projeto;
– Desenvoltura no relacionamento com pessoas;
– Com iniciativa, organizade, e que gosta de trabalhar em equipe.

Enviar carta de interesse contando seu plano para tornar este projeto de fotografia mais engajador e envolvente
(máx. 500 palavras)

 

Vaga para Jornalismo
Uma (01) vaga para alunes de Jornalismo (a partir do 1º período).

Características:
– Interessade em produção de matérias e reportagens informativas sobre arte e fotografia contemporânea, temas relacionados ao projeto;
– Interessade em realizar entrevistas com os participantes, fotógrafos e palestrantes, conhecer pessoas, e com desenvoltura para investigar matérias possíveis sobre o tema do projeto;
– Interessade em desenvolver sua escrita;
– Com iniciativa, e gostar de trabalhar em equipe

Enviar uma carta de interesse contando por que você se interessa por jornalismo cultural (máx. 500 palavras).

 

INSCRIÇÕES PARA SE CANDIDATAR ATÉ: 09 de agosto de 2020.
Enviar a sua carta e suas informações pessoais (como nome completo, em que período está, qual o seu curso e seu DRE) para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

UFRJ Escola de Comunicação da UFRJ - ECO/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ