Chamada de trabalhos para o Seminário Sérgio Sant’Anna

Dias 26, 27 e 28 de outubro de 2021

Chamada de trabalhos

Apresentação

O Seminário Sérgio Sant’Anna, mais que uma homenagem aos 80 anos de nascimento do escritor, pretende divulgar sua obra, preservar sua memória e traçar um panorama sobre sua trajetória de vida. Para isso, convidamos os pesquisadores de sua bibliografia, familiares, amigos, ex-alunos e leitores, para uma ampla reflexão sobre o exercício de sua escrita e o legado deixado, através de seus livros, adaptações teatrais e audiovisuais, depoimentos, entrevistas e ensinamentos.

Sérgio Sant’Anna, carioca, nasceu em 30 de outubro de 1941, começou a lecionar na Escola de Comunicação da UFRJ em 1977, permanecendo até 1990, quando passou a dedicar-se inteiramente à literatura, atuando ainda como colunista nos principais jornais do Brasil. Venceu diversos prêmios, como Jabuti, Portugal Telecom, Biblioteca Nacional e Oceanos. Sua vasta obra, com mais de 16 títulos, entre poesia, romance e conto, foi traduzida para o alemão, o italiano, o francês e o tcheco, tendo sido adaptada também para o cinema e teatro. “Anjo noturno” foi seu último livro publicado, contemplado pelo Prêmio APCA 2017, eleito o melhor livro de contos/crônicas. Em 10 de maio de 2021 completa-se um ano de sua morte, circunstância da pandemia.

Objetivos

Mapear a fortuna crítica, preservar a memória e fomentar a divulgação da obra do escritor Sérgio Sant’Anna.

Reunir profissionais de diferentes segmentos acadêmicos, historiográfico, editorial, teatral, literário, jornalístico, audiovisual etc, destacando a contribuição de cada área de conhecimento para o enfoque e a importância da obra de Sérgio Sant’Anna, através da troca de saberes.

Cronograma

• 18 de janeiro – abertura de inscrição de resumos através de formulário online de inscrição.
  • 18 de abril – Término de inscrição de resumos.
  • 16 de maio – Envio de carta de aceite.
  • 19 de setembro – entrega de artigo completo
  • 25, 26 e 27 de outubro de 2021 realização do Seminário Sérgio Sant’Anna

Regras para submissão do trabalho completo:

Serão aceitos artigos de pós-graduandos, pós-graduados e iniciação científica que tenham sido aceitos, apresentados e entregues de acordo com as regras dispostas pelo Seminário Sérgio Sant’Anna.

O trabalho completo, contendo título do trabalho, nome completo do autor, titulação, vínculo institucional, e-mail, deve seguir o o modelo de template e deverá ser encaminhado com uma declaração de cessão de direitos autorais, será aceito até o dia 19 de setembro de 2021, em arquivo digital para o e-mail: seminario.sergiosantanna@eco.ufrj.br