Chamada aberta – Cadastro de novos membros para a Câmara de Extensão

O Setor de Extensão está em um momento crucial de renovação da Câmara de Extensão: estamos recrutando novos membros pareceristas para avaliar as propostas de ação de extensão que chegam na Escola de Comunicação.

Contamos com o engajamento de toda esta comunidade plural e diversa componente da Universidade – professores, técnicos e alunos – assim como da sociedade.

A Extensão Universitária é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade, buscando diluir a dicotomia discursiva que separa o conhecimento acadêmico das demandas socioculturais de sua comunidade.

Procuramos para a composição da Câmara de Extensão seis (06) novos membros. Dois (02) professores, dois (técnicos), um (01) aluno* e um (01) membro externo da sociedade*. Este número foi acordado considerando a demanda atual de avaliação do Setor de Extensão.

Com isso, ninguém da Câmara de Extensão ficará sobrecarregado, uma vez que a distribuição de propostas para avaliação é realizada por escala (ou seja, quando é a sua vez de avaliar uma ação de extensão submetida, você só pega outra depois de outras quatro novas propostas enviadas, já que depois da emissão do seu parecer você vai para o “fim da fila”).

* Caso nenhum aluno (de graduação ou pós-graduação) ou membro externo da sociedade se candidate, a Câmara ficará composta por três (03) docentes e três (03) técnicos-administrativos.

POR QUE INTEGRAR A CÂMARA DE EXTENSÃO?

Além de participar de um momento decisivo de implementação da extensão universitária no currículo acadêmico como elemento compulsório da formação do estudante de graduação, existe um benefício pragmático para a evolução da sua carreira na Academia. A atividade administrativa de membro da Câmara de Extensão é contabilizada como integração em Comissão institucional interna, de modo que é diretamente aplicável para sua progressão horizontal de carreira.

Registraremos os novos membros da Câmara de Extensão de acordo com a candidatura, cronologicamente. Por isso, se tiver interesse, não hesite em nos contactar, se comunique para esclarecer logo as suas dúvidas, pois as vagas são limitadas. Teremos, entretanto, uma lista de suplentes (com cinco integrantes), caso haja necessidade de substituição.

COMPROMISSO COM A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Além dos benefícios, o membro da Câmara de Extensão assume algumas responsabilidades que devem ser observadas com a sua entrada na equipe. Após seminário para orientação sobre as diretrizes extensionistas, o que observar durante a sua avaliação, quais pontos são mais delicados na realização de ações de extensão, o membro da Câmara finalmente entra na escala (que será organizada em ordem alfabética).

É importante ler atentamente estes requisitos a fim de entender se você realmente pode se comprometer.

O membro da Câmara precisa dar retorno ao Setor de Extensão, respondendo se aceita ou declina avaliação de nova proposta de ação de extensão, em 2 dias úteis.

primeira análise (parcial) da proposta deve ser emitida em 10 dias úteis. Caso a proposta seja “devolvida” para reformulação, a segunda versão da proposta após submissão deve ser avaliada em 5 dias úteis pelo mesmo parecerista.

Depois de duas rejeições (o membro não estar disponível para avaliação), o membro será dispensado da Câmara.

COMO SE INSCREVER?

Entre em contato via coordenacaodeextensao@eco.ufrj.br