Doutora Honoris Causa Beatriz Nascimento

Dia 28 de outubro de 2021, a UFRJ aprovou, em reunião do Consuni, a concessão do Título de Doutora Honoris Causa à Maria Beatriz Nascimento. O pedido partiu da Escola de Comunicação da UFRJ, que constituiu Comissão para elaboração de Memorial com a história da intelectual e a sua importância para a Sociedade. Este relatório foi aprovado pela Congregação da ECO e pelo Conselho do CFCH antes de ser apresentado ao Conselho Universitário da UFRJ. Abaixo trechos dos documentos que comporam o processo.

“Ao longo de 23 anos entre a sua formação em história e a morte precoce em decorrência de violência contra a mulher, em 1995, Nascimento ocupou um lugar de protagonista entre intelectuais negras/os no Rio de Janeiro e em São Paulo, tendo publicado estudos pioneiros no campo da história conectada entre Brasil/África, bem como atravessou a barreira disciplinar produzindo poesia e atuando na área das artes.”

Trecho retirado do Parecer apresentado em 22/7/21 no Conselho de Coordenação do CFCH

“Sua passagem pela terra marcou profundamente nossa memória social. Seus pensamentos, suas reflexões e sua intelectualidade generosa rompem com o binarismo ativismo/academia. Nascimento pavimentou caminhos, traçou outras rotas, fez viagens interiores e exteriores para que possamos ampliar o sentido de estarmos neste mundo. Antecipatória. Decolonial, antes mesmo do termo. Interseccional em suas abordagens, pioneira em seus estudos sobre quilombos. É chegado o momento de nós, enquanto corpo social de uma universidade viva, saibamos responder a altura aos desafios do presente e reconhecer existências que empreenderam esforços monumentais para uma sociedade um pouco mais justa, antirracista, democrática. Mais ainda, assumir e lutar pela universidade que queremos: a que aprende com seus erros (que são estruturais da sociedade brasileira) e os repara. A universidade contemporânea na qual são imprescindíveis de múltiplas vozes e saberes.”

Trecho retirado do Memorial da Comissão composta por representantes da UFRJ – ECO, EBA, MEDICINA, NUTES – e UFMG, de 7/6/21