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Estágios e bolsas

Bolsa de pesquisa

O TRAÇO – Núcleo de Performatividades da Imagem inicia o projeto de pesquisa “Uma genealogia intensiva para as palestras-performances”, coordenado pelo Prof. Dr. Felipe Ribeiro, e abre processo de seleção para dois/duas bolsistas pesquisadores.

SOBRE O PROJETO:
Este projeto de pesquisa se propõe a uma sistematização genealógica das palestras-performances: termo nomeado por Robert Morris a seus experimentos intimamente ligados à cena da dança pós-moderna dos anos 1960. Décadas depois, o formato ganha novo fôlego e popularização por conta de eventos mediados em plataformas de comunicação remota durante a pandemia de Covid. O contexto atual é também marcado pelas pautas decoloniais que, justificadamente, solicitam revisões historiográficas que reconheçam as narrativas tendenciosas que recorrentem ente obliteram iniciativas potentes de grupos políticamente subrepresentados.

A proposta é um tripé conceitual: (1) revisitar e historiografar as ocorrências que geram e nutrem o formato de palestra-performance, contribuindo pois para a escassa bibliografia disponível em português; (2) analisar as palestras-performances em suas composições dramatúrgica e experimental ciente de que tais mecanismos oferecem uma via interdisciplinar que conecta dança, escultura, e literatura às novas tecnologias digitais, além de oferecer ferramentas pedagógicas indeléveis no desenvolvimento da arte-educação; (3) Tensionar as a bordagens histórica e estética, através da dimensão política, revisando os protagonismos e postulados narrativos à luz de políticas inclusivas e reparatórias.

Sob este último aspecto, entendo que algumas ações podem ser reconhecidas como palestras-performances mesmo sem terem se autodenominado enquanto tal, incluindo-se aí eventos que, alijados do circuito artístico, ainda assim são passíveis de leituras motivadas pela ética e pela estética da arte. Os estudos de performance são um arcabouço fundamental na percepção da performatividade do cotidiano, desestabilizando as fronteiras da representação que pressupunham distinguir arte e vida, e por isso são priorizados nessa construção genealógica intensiva.


SOBRE A FUNÇÃO DE BOLSISTAS PESQUISADORES

O plano de trabalho se constrói em diferentes fases:

A: História Geral das Palestras-performances: (1) seleção e leitura de textos já existentes sobre a história das palestras-performances para levantamento de referências artísticas e catalogação de obras a serem acessadas (através de arquivos). (2) Análise de obras e discussão de contextos da época diretamente atrelados às experimentações estudadas (foco nos movimentos da Dança Pós-moderna Nova I orquina, discussões acerca da objetidade e da teatralidade do objeto, a cruz do minimalismo e da pop arte, a invenção dos happenings, as lições de John Cage). (3) Atenção às ocorrências transversais na arte de vanguarda e experimental que mesmo fora do contexto principal produziam eventos discursivos que poderiam se convencionar como palestras-performance expandindo assim sua geopolítica; (4) pesquisa de eventos de proto-palestra-performances, ou seja ações que mesmo antes do termo se convencionar já prescreviam seu advento; (5) Visionamento, fichamento e seleção de arquivos de todo o material.

B: Perspectiva Lusófona das Palestras-performances: (6) revisão dos movimentos de vanguarda como a poesia concreta, o movimento neoconcreto, os discursos de artista, as rupturas formais modernistas; as rupturas socioculturais com a retórica no Brasil; (7) reconhecimentos da nova dança Portuguesa dos anos 1990; (8) a fala enquanto gesto na dança brasileira do início dos anos 2000; (9) estudo do conceito de Oratura desenvolvid o como revisão da tradição oral africana e acionado por poetas Cabo Verdianos; (10) Visionamento, fichamento e seleção de arquivos de todo o material.

C: Teoria crítica identitária: (11) estudo sobre o método; (12) considerações raciais críticas sobre o método; (13) estudo sobre a noção de genealogia na perspectiva Foucaultiana; (14) acesso ao textos formadores do campo da performance em especial os relacionados a arte de performance e aos estudos de performatividades; (15) Visionamento, fichamento e seleção de arquivos de todo o material .


Ao longo do desenvolvimento da pesquisa, é prevista a participação do/a bolsista em atividades acadêmicas tais quais, participação da Semana de integração acadêmica (SIAc), Festival do Conhecimento da UFRJ, bem como encontros e seminários da área devotados a graduando/as, tais quais ANDA e/ou ABRACE.

SOBRE A INSCRIÇÃO:
. as inscrições acontecem somente via formulário do link: https://forms.gle/aPU2KmLgUXSun1qS7
será necessário:
(1) Comprovar CR acima de 7,0;
(2) Escrever uma carta de intenção de até uma lauda, identificando as conexões entre o projeto e sua área de interesse;

Ao longo da implementação da bolsa outras comprovações podem ser solicitadas em conformidade aos requisitos da agência de fomento.