Estágios e bolsas

Chamada para bolsista PIBIC

Você ouve podcasts? Quer atuar com produção de podcasts e pesquisa acadêmica sobre podcasts, educação e o campo da divulgação científica e cultural? O projeto ‘Podcast, divulgação científica e humanidades’ seleciona estudante para atuação como Bolsista PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica).

O projeto se divide em duas frentes que se movem em simultâneo:

1) a produção de programas em áudio do podcast Rádio Paideias, da Faculdade de Educação da UFRJ – caracterizados por séries temáticas com duração variável, voltados para a discussão, entrevistas e divulgação de temas ligados às atualidades e temas ligados às diversas áreas do conhecimento e da pesquisa científica;
2) a sistematização de ideias e formação de redes de pesquisadores, por meio de oficinas de podcast, para contribuir com a disseminação de sua prática para a pesquisa acadêmica e para o campo da divulgação científica e cultural.

Este projeto prevê um aprofundamento nas referências e sistematização de pesquisas ligadas ao formato, bem como a criação de redes de pesquisadores voltados para experimentações e produções ligadas ao podcast, com o objetivo de dinamizar e potencializar o cenário da divulgação científica e cultural por meio da experiência sonora das mídias digitais.

Algumas das atividades ligadas ao projeto, com as quais a(o) bolsista deverá se envolver, em constante articulação com outras etapas da produção:

– Pesquisa e sistematização de referenciais teóricos;
– Participação em reuniões de pauta, pesquisa e planejamento;
– Atuação com produção de podcasts, em diversas etapas, tais como roteirização, captação de sonoras e edição;
– Realização de oficinas de produção;
– Gerenciamento digital e redes sociais.
– Apresentação de trabalhos acadêmicos decorrentes da pesquisa.

O estudante deverá demonstrar interesse pelo formato podcast e sua relação com o campo da divulgação científica e cultural. É desejável conhecimento prévio de edição de áudio e manuseio de softwares para este fim, bem como familiaridade com o formato.

Interessados devem enviar email para podcast@fe.ufrj.br até 23:59 do dia 01/11/2022, contendo:

– Curriculum vitae;
– Histórico escolar da UFRJ;
– CRID atual;
– Texto de apresentação, descrevendo suas motivações para atuação no projeto (máx. de 500 palavras);
– Portfólio (caso se aplique).

Alguns dos requisitos para a vaga:
– Ser estudante, de qualquer curso da UFRJ, regularmente matriculado;
– Possuir CRA igual ou maior que 6,5.

Entrevistas com estudantes pré-selecionados acontecerão no dia 03/11/2022, entre 9h e 16h, no campus Praia Vermelha da UFRJ, em local a confirmar.

Acesse: http://www.educacao.ufrj.br/2022/10/31/selecao-de-bolsista-pibic-podcast-divulgacao-cientifica-e-humanidades/