Livro cartográfico lança Muniz Sodré como uma escola do pensamento

Muniz Sodré: uma escola disruptiva é o título do livro que vai ser lançado na Casa da Ciência da UFRJ, na quarta-feira, 14 de dezembro, às 18 horas, em cerimônia cultural promovida pela Escola de Comunicação da UFRJ (ECO) e pelo Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC). A obra, organizada por Zilda Martins e Marcello Gabbay, traz 23 autores e autoras das cinco regiões do país, das Américas (Latina e do Norte), da África e da Europa com artigos, ensaios, memórias e uma entrevista inédita.

Preparado há 10 anos, inicialmente para prestar homenagem pela data do aniversário do professor, o livro ganhou nova perspectiva e, além de celebrar os 80 anos de existência do autor, lança Muniz Sodré como o fundador de uma escola do pensamento – comunicacional, social, cultural, antropológico, tecnológico, contemporâneo e sobretudo filosófico.

Tal qual Adorno, Horkheimer, Habermas e outros teóricos foram para a Escola de Frankfurt, o nome de Muniz Sodré dá sentido a uma espécie de Escola crítica de Comunicação no Brasil.

Teórico, redescritor, defensor da diversidade e da transversalidade comunicacional, Sodré é sociólogo, professor emérito da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), catedrático do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP/Folha de S.Paulo), imortal da Academia de Letras da Bahia, ministro do terreiro Axé Opô Afonjá do Candomblé, baiano e antropofilósofo.

Com orelha de Gilberto Gil, o livro é prefaciado pela professora Raquel Paiva e os autores são: Márcio Tavares D’Amaral, Mohammed ElHajji, Eduardo Granja Coutinho, Anelise Pacheco, Renata Souza, Dênis de Moraes, Emmanuel Carneiro Leão, Juremir Machado, Antônio Fausto Neto, Ana Carolina Rocha Pessôa Temer e Simone Tuzzo, Venício A. de Lima, Antonio Albino Rubim e Linda Rubim, Naomar Almeida Filho, Otacílio Amaral Filho, Manuel Dutra, Javier Protzel e María Teresa Quiroz, Luciano Arcella, John Murungi, Eduardo Neiva, João Melo, Henri-Pierre Jeudy, Michel Maffesoli, José Rebelo e Márcia Sá Cavalcante Schuback.

Lançamento do livro “Muniz Sodré: uma escola disruptiva”

Editora: Mauad

Dia 14/12/2022

Local: Casa da Ciência da UFRJ (antigo Canecão)

Endereço: Rua Lauro Muller, n° 3. Urca, Rio de Janeiro (RJ)

Horas: às 18h

Entrada franca!

Obs. importante: De acordo com o Ofício 557/2022 da Reitoria da UFRJ, o uso de máscara nas dependências da Universidade é obrigatório.