Resumo
O Ecofoto visa, enquanto projeto de extensão, consolidar a partir de um fluxo contínuo de atividades a insurgência de narrativas polissêmicas na fotografia contemporânea. Abraçando metas para além da circunstância de evento, o projeto quer alimentar um contexto acolhedor para novos talentos descobrirem e explorarem uma linguagem própria dentro do campo fotográfico, enfatizando o papel da troca de saberes e valorização da diferença como caminho. Para facilitar o acompanhamento da formação de fotógrafos autores, o projeto conta com importantes parcerias, tanto de organizações civis (como a Casa Amarela, Morro da Providência), de outros equipamentos da universidade (como o Centro de Produção Multimídia), assim como de outras universidades, como é o caso do Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal do Ceará; e essas são as primeiras pontes firmadas oficialmente. Pretendemos, ao criar uma rede articulando artistas, produtores e pesquisadores, promover o aprofundamento do estudo e conhecimento sobre a pluralidade do imaginário visual que compõe o território brasileiro, bem como desenvolver possibilidades de troca e aprendizado sobre linguagem fotográfica contemporânea. Além disso, não apenas fomentando a produção contemporânea para visibilidade de vivências outras e realidades díspares, o projeto tem como missão levantar as memórias do Salão Ecofoto, realizado na década de 1980, em sua ligação com o InFoto (Instituto Nacional de Fotografia), coordenado pela Funarte.
Nestes primeiros meses do projeto, abrimos para as vagas específicas. Para o levantamento das memórias das edições anteriores do evento Ecofoto, os extensionistas terão como atividade:
- Pesquisa documental e organização de arquivo com todas as mídias criadas em torno do Ecofoto (clipping);
- Participação das entrevistas com antigos colaboradores da ação de extensão, no processo de costura das histórias sobre o Ecofoto, e transcrição das conversas;
- Gravação das entrevistas;
- Edição das entrevistas junto ao material levantado sobre a memória do evento, formando vídeo documentário com supervisão. Para a área de captação de recursos, o extensionista prestará auxílio estratégico no mapeamento e contato com prospectivos patrocinadores e parceiros.
Coordenação da ação
Joyce Abbade
Contato
E-mail: joyce.abbade@eco.ufrj.br