Ações de extensão da ECO

Escola de fotografia popular

Resumo

Criada em 2004 pelo fotógrafo João Roberto Ripper e pelo Observatório de Favelas, a Escola de Fotógrafos Populares é um programa de formação e produção de memória no campo da Fotografia que formou diversas fotógrafas e fotógrafos entre 2004 e 2012. Após 10 anos ressurge agora, em 2022, com o nome de Escola de Fotografia Popular (EFP), para não priorizar a questão de gênero, oferecendo formação em Fotografia para pessoas de origem popular e valorizando a qualidade técnica e artística em seu conteúdo programático. A EFP integra o Programa Imagens do Povo (IP), uma agência para produção e difusão de imagens sobre o espaço urbano a partir de uma perspectiva construída desde os territórios populares e seus sujeitos, ou seja, um olhar de dentro para fora. Este curso se destina a iniciantes na fotografia. Será desenvolvido no formato presencial e pretende oferecer uma formação ampla em fotografia.

Atividades previstas para o estudante

Até 40 estudantes da UFRJ poderão colaborar no projeto da Escola de Fotografia Popular, das áreas de Comunicação, Pedagogia, Sociologia, Antropologia e Letras. As 20 horas semanais se dividem entre atividades presenciais e remotas, atuando nos seguintes campos:

• Apoio na organização das atividades internas e externas da Escola de Fotografia Popular;
  • Apoio nas aulas;
  • Apoio aos grupos de estudos;
  • Sistematização de conceitos e metodologias a partir de artigos científicos e outras produções acadêmicas;
  • Participação em reuniões.

Coordenação da ação

Dante Gastaldoni