Ações de extensão da ECO

Jornalismo audiovisual e interatividade no TJUFRJ

Resumo

O projeto desenvolve as práticas do circuito de rotinas produtivas relacionadas ao telejornalismo com a finalidade de repercutir e favorecer o debate público em torno das ações de impacto social da UFRJ. Em uma perspectiva interdisciplinar, estudantes da área de Comunicação integram-se a outras habilidades e perspectivas no planejamento e produção de conteúdo audiovisual e de marketing para redes sociais. São quatro canais administrados no Instagram, Facebook, Youtube e Twitter, com uma regularidade de produção de conteúdos com diferentes formatos, adaptados às características de cada canal.

O projeto também organiza e realiza coberturas de eventos especiais.

Atividades previstas para os estudantes

• Pauta, roteiro, produção e edição de conteúdo audiovisual.
  • Planejamento e produção de coberturas jornalísticas.
  • Organização de eventos.
  • Planejamento e produção de conteúdo de mídias para redes sociais.

Todo o processo de pauta, produção, gravação e edição de material audiovisual está sendo feito de forma remota desde 16/03. O projeto instituiu um sistema de comunicação por whatsapp e e-mail, e são realizadas reuniões periódicas pelo Google Meet. Foram realizadas duas coberturas de grandes eventos da UFRJ (Festival do Conhecimento e 100 anos da UFRJ) totalmente em produção, gravação, revisão e edição online. Houve impacto nas rotinas produtivas e nos princípios estéticos do Jornalismo Audiovisual, entretanto, esta é uma realidade de toda a mídia.

Coordenação da ação

Carine Prevedello