Ações de extensão da ECO

Laboratório de comunicação, literatura, linguagens e tecnologias – LABCOMLLIT

Resumo

A Escola de Comunicação da UFRJ se constitui como um espaço de conhecimento e debate sobre produção, divulgação e processos criativos que envolvem a formação de diferentes linguagens, tecnologias, suas formas expandidas e meios de expressão. O Labcomllit apresenta-se como um laboratório permanente, Laboratório de comunicação, literatura, linguagens e tecnologias, pretendendo abarcar as diversas formas de expressões e seus trânsitos artísticos, criativos e tecnológicos. Consideramos que há toda uma cadeia de comunicação e produção de conteúdo que, nos dias de hoje, torna-se indissociável do mercado e cada vez mais movimenta os meios artísticos. Estes operam na tentativa de divulgar sua obra e capturar o público receptor, consumidor e crítico, desde a concepção de uma determinada ideia ao seu produto final. Nesse sentido, o uso de novas tecnologias, de redes sociais agem como facilitadores e mediadores, tanto dos processos criativos, como criam uma convergência para os modos de recepção da obra artística, estabelecendo uma relação dialógica e polifônica com diferentes vozes e atores, o que envolve e reflete diferentes dinâmicas e fenômenos complexos. Trazer esses atores para a Universidade, ir ao encontro deles e de seu público, ouvir suas múltiplas e diferentes vozes que soam simultaneamente e polifonicamente pelas redes sociais, assim como criar canais de debate, estudo, formação, recepção e difusão de diferentes linguagens é a proposta do Labcomllit.

Atividades previstas para os estudantes

Exercício prático sobre a produção cultural, a partir da cadeia produtiva do livro, que envolve desde o processo de criação à sua divulgação, além da pesquisa para curadorias, criação de produtos de divulgação, criação de releases, registros audiovisuais, transcrições. copydesk, anais, acompanhamentos de redes sociais e interação com o público externo.

Coordenação da ação

Mercia Roseli Pessoa e Silva