Ações de extensão da ECO

Projeto DIV.A.S. – Diversidade, ação e sensibilidade na publicidade brasileira

Resumo

O projeto tem o objetivo de fomentar a discussão a respeito das demandas de representatividade das minorias e dos indivíduos marginalizados no campo da produção midiática e da publicidade. Este projeto visa dar voz a sujeitos e movimentos representantes de negros e negras, mulheres, sujeitos LGBT+, pessoas gordas, idosas, orientais, indígenas e pessoas com deficiência no diálogo com as práticas do mercado publicitário, a fim de colocar em voga propostas, iniciativas e saberes fundamentais para auxiliar na construção de discursos publicitários mais ricos, inclusivos e responsáveis socialmente.

Dessa forma, propõe diálogos entre estes expoentes e profissionais do mercado, em eventos construídos por alunos da disciplina Estudos de Marcas e professores do departamento de Comunicação Social da UFRJ, abertos ao público, que ao final possam resultar em um Manual da diversidade na publicidade – material a ser divulgado amplamente para a comunidade científica, profissional e público em geral interessado no tema. Nesse sentido, o projeto se articula como extensão porque extrapola os limites da universidade e oferece à comunidade tanto um espaço para diálogo promovido pelos alunos junto às organizações sociais (com entrevistas e seminários), quanto pelo oferecimento de produto (manual da diversidade) que será publicado gratuitamente e difundido, também pelos alunos (com orientação dos professores), para agências de publicidade e propaganda em visitas agendadas para esse fim.

Atividades previstas para os estudantes

1. Realizar amplo levantamento de bibliografia e material ilustrativo a respeito da representação midiática dos grupos minoritários, a fim de complexificar o debate e conhecer seus pleitos, obstáculos, modos e dispositivos de resistência.
  2. Entrevistar e dialogar com representantes das minorias em questão (mulheres e homens negros, pessoas gordas, sujeitos LGBT+, indígenas, indivíduos orientais, idosos e pessoas com deficiência), em ONGs e coletivos, assim como com profissionais de agências publicitárias, anunciantes e veículos de comunicação para problematização das questões de representação na publicidade.
  3. Produzir e publicar de forma online e gratuita material educativo em forma de “Manual da diversidade na publicidade”.
  4. Expor os resultados das discussões e da pesquisa para o público externo por meio de oficinas a serem realizadas fora da universidade (para agências de publicidade e organizações interessadas).

Coordenação da ação

Fernanda Ariane Silva Carrera