Ações de extensão da ECO

TJ UFRJ II – vídeos experimentais e documentários

Resumo

Como sequência do projeto de extensão Jornalismo Audiovisual e Interatividade, o Módulo II avança no debate, proposição e produção de conteúdo audiovisual com finalidade social. Nesta etapa, após terem passado pelo primeiro módulo do projeto, direcionado aos formatos jornalísticos, os estudantes formulam roteiros para a produção de vídeos experimentais, preferencialmente de divulgação, assim como documentários sobre a atuação de ONGs e projetos sociais. A finalidade principal é oferecer o saber construído na universidade para repercutir ações de interesse social, sem fins lucrativos, por meio de propostas estéticas experimentais e de referência. A seleção de estudantes ingressantes no projeto se dará por dois sistemas: a) como evolução propedêutica do Módulo I, para aqueles que já tenham cumprido a carga horária máxima no TJ I e apresentem interesse e perfil para o TJ II b) a partir da seleção conjunta para novos integrantes dos projetos TJ, em que os perfis de alunos mais adaptados à produção cinematográfica sejam identificados.

Atividades previstas para os estudantes

O projeto inicia com um ciclo de palestras para atualização em linguagem audiovisual, documentário e Cinema Brasileiro. A seguir o grupo começa a trabalhar com discussões acerca de argumento e roteiro. O projeto trabalha em parceria com o Laboratório de Inovação Cidadã (Labic) a partir do qual selecionará projetos a serem tema de documentários e vídeos de divulgação. No contexto de atividades remotas, os estudantes já participaram do ciclo de palestras online, e estão dedicados a estudar argumento e roteiro de um documentário sobre o impacto do isolamento de servidores e alunos no contexto social em que estão inseridos. A metodologia inicialmente previa atividades de gravação presenciais, entretanto, como o projeto foi registrado já durante a pandemia, precisou adaptar-se a este contexto. A seleção de estudantes foi feita por atividades online, assim como reuniões e planejamento. A fase atual envolve elaboração de roteiro e avaliação de projetos a serem objeto de audiovisual.

Coordenação da ação

Carine Felkl Prevedello

E-mail: carine.prevedello@eco.ufrj.br e carineprev@gmail.com

Para saber mais sobre esta ação