Acontece na ECO

NEP recebe Rui Pina Coelho

O Núcleo Experimental de Performance da UFRJ (NEP) recebe Rui Pina Coelho em: “Icária, Icária, Icária: uma conferência performativa sobre o desejo de utopia e outros superpoderes”.

A leitura e o estudo do romance Voyage en Icarie (Viagem a Icária), de 1840, são o ponto de partida para Icária, Icária, Icária: uma
conferência performativa sobre o desejo de utopia e outros superpoderes
, um projeto de investigação e criação, interessado em discutir as possibilidades de um teatro político para o século XXI. Perante os cenários de apocalipse climático e de aparente fim do mundo, que papel pode ter a utopia e a imaginação no redesenho do mundo? Esta conferência visa dar conta do processo e das transumâncias criativas entre criação, investigação, crítica, dramaturgia, teoria e prática na escrita para teatro.

Rui Pina Coelho (Évora, 1975) é Professor Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Dirige o Centro de Estudos de Teatro – FLUL, desde 2019. Publicou Karl Marx reconté à mes enfants et
rappelé au peuple (Les Solitaires Intempestifs, 2022); Tudo é um nada novo: textos para espectáculos na era da economia da atenção (Douda Correria, 2021); Este título não que é muito longo: textos para
teatro (2011-2018) (Companhia das Ilhas, 2020); António Pedro (Colecção Biografias do Teatro Português, CET/ TNDMII/ IN-CM, 2017); A hora do crime: A violência na dramaturgia britânica do pós-Segunda Guerra Mundial (1951-1967) (Peter Lang, 2016); Casa da Comédia (1946-1975): Um palco para uma ideia de teatro (INCM, 2009); e Já passaram quantos anos, perguntou ele e outros textos (Húmus/TEP, 2013), entre outros títulos. Coordena o volume Teatro Contemporâneo Português: Experimentalismo, Política e Utopia [título provisório] (TNDMII/Bicho do Mato, 2017). Coordena o Laboratório de Escrita para Teatro, do Teatro Nacional D. Maria II, entre 2015 e 2019. Desde 2010, colabora regularmente com o TEP – Teatro Experimental do Porto, como dramaturgo e dramaturgista.

Data: 30 de novembro de 2024 (quinta-feira)
Horário: 16:00 às 18:00
Local: Sala 108 da Escola de Comunicação UFRJ – Campus Praia Vermelha – Avenida Pasteur, 250 fundos.