Resumo
O Projeto visa estimular o debate público e a reflexão dialógica sobre a produção cultural e artística nacional que permita abordar a diversidade e a pluralidade religiosa no Brasil. Trata-se de uma ação em caráter processual e contínuo, voltada à formação cultural e educativa de um público heterogêneo, que aborda imagens e produtos audiovisuais que retratam e interpretam as múltiplas faces dos sagrados brasileiros. Propõe-se o levantamento de obras no campo das artes visuais e das mídias que permita identificar algumas modalidades de relação estabelecidas pelos profissionais de arte e cultura com os personagens, simbolismos, histórias e tensões envolvendo diferentes tradições religiosas e a sociedade mais ampla. Em seguida, serão promovidas rodas de conversa e/ou aulas abertas nos quais os artistas, fotógrafos, documentaristas, pesquisadores e/ou líderes religiosos identificados no levantamento possam compartilhar seus processos de criação poética e profissional e debater sobre as formas de aproximação do tema religião/espiritualidade. Através de tais encontros, espera-se que o público do projeto possa ampliar seus conhecimentos sobre a produção cultural brasileira, suas poéticas e formas de expressão. O projeto visa colaborar também no reconhecimento da pluralidade e no respeito às minorias, como defende o Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa, criado em 2014, e tematizar a liberdade de expressão como um preceito democrático fundamental.
Atividades previstas para os estudantes
- Estudar obras de fotografia e documentário brasileiro que abordem as religiosidades e espiritualidades no país, construindo conhecimentos que possam ser compartilhados dentro e fora da universidade.
- Pesquisar acervos e fazer um mapeamento da produção fotográfica e audiovisual brasileira relacionada ao tema do projeto.
- Organizar as informações encontradas nos acervos de modo a construir um catálogo on-line que sirva como fomento ao conhecimento de outros estudantes e do público não-universitário.
- Gerir estratégias de publicização das ações do projeto em plataformas online e através de eventos que tematizem a pluralidade cultural e religiosa brasileira.
- Realizar debates com artistas, fotógrafos, documentaristas, pesquisadores e lideranças sociais ou religiosas que abordem o tema dos sagrados brasileiros, valorizando os direitos humanos e os preceitos da democracia no país.
- Conhecer e valorizar a diversidade cultural e religiosa brasileira.
Coordenação da ação
Edilson Sandro Pereira
Contato
E-mail: edilson.pereira@eco.ufrj.br
Para saber mais
Página do projeto Sagrados na internet