À Comunidade Acadêmica da Escola de Comunicação,
A Direção da Escola de Comunicação e a Comissão de Protocolos Pós-pandemia vêm prestar esclarecimento sobre a proposta de retomada gradual das atividades presenciais no âmbito do ensino de graduação da ECO.
Constituída em 30 de agosto de 2021, a Comissão de Protocolos Pós-pandemia da ECO vem acompanhando as recomendações dos Grupos de Trabalho e Comissões da UFRJ constituídos para o enfrentamento da COVID-19, as decisões da Reitoria e dos colegiados superiores da UFRJ, e as determinações do Poder Judiciário referentes a todas as questões relacionadas à pandemia da COVID-19.
Destacam-se a seguir os documentos mais relevantes e recentes, internos ou externos, sobre o assunto:
a) Nota da Reitoria sobre o retorno de atividades presenciais (19/10/2021): https://ufrj.br/acompanhe-a-
b) Despacho do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, de 25/10/2021, determinando a retomada das aulas presenciais nas instituições federais de ensino do Estado do Rio de Janeiro: https://www.conjur.com.br/dl/
c) Nota da Reitoria sobre imposição jurídica para retorno total às aulas presenciais: https://ufrj.br/2021/10/nota-
d) Orientações para Elaboração do Plano de Retorno Gradual de Atividades Didáticas na Graduação (outubro/2021): https://coronavirus.ufrj.br/
e) Cartilha de Biossegurança para o Retorno de Aulas Práticas (outubro/2021): https://coronavirus.ufrj.br/
f) Diretrizes para o Retorno Gradativo Presencial na UFRJ, novembro/2021): https://coronavirus.ufrj.br/
Em resposta à necessidade de planejamento de um retorno de atividades presenciais na graduação da Escola de Comunicação, seja como resposta à imposição do Poder Judiciário (documento 2) e à autorização da Reitoria (documento 1), seja como estratégia de retomada a partir da constatação da melhoria dos indicadores sanitários, e ainda em função de demandas do próprio corpo social da escola, foi elaborada uma proposta de retorno gradual nos termos a seguir.
1) Foram escolhidas algumas disciplinas, de caráter obrigatoriamente prático, indicadas pelas coordenações de cursos ou por livre manifestação de docentes, perfazendo um total de nove turmas: Espetáculo: o Ator II, Espetáculo: o Ator IV, Direção III, Produção Radiofônica, Laboratório de Áudio, Gravação e Mixagem de Áudio, História do Jazz e Propaganda e Saúde (2 turmas).
2) Para a elaboração de um calendário de retorno das aulas presenciais das disciplinas escolhidas, considerou-se um prazo que viabilizasse: (i) a adaptação da escola às condições de funcionamento de acordo com os protocolos de biossegurança; (ii) a vinda ou o retorno ao Rio de Janeiro de estudantes, servidores e docentes que estejam exercendo trabalho ou estudo remoto em outra localidade.
3) O período letivo de 2021/2 foi então dividido em duas partes, sendo a primeira, até 22/12/2021, de ensino exclusivamente remoto, e a segunda, de 3/1/2022 a 12/3/2022, presencial para as disciplinas acima relacionadas.
4) A Direção Administrativa da ECO organizou, junto ao corpo técnico-administrativo, o funcionamento da escola três vezes por semana, às segundas, quartas e quintas, de 12h às 20h. Esse horário inclui atividades administrativas, limpeza e aulas presenciais.
5) Nesses mesmos dias e horários, também a partir de janeiro, haverá atendimento presencial das coordenações e chefias de departamentos, em esquema de rodízio.
6) As aulas presenciais ocorrerão na Sala Vianinha (disciplinas de Direção Teatral) e em salas grandes do Palácio Universitário, para onde estão sendo transferidos os equipamentos necessários às disciplinas em questão. O prédio da CPM não apresenta boas condições para uso na retomada pós-pandemia.
7) Como determinado pela administração superior da UFRJ, todos os docentes, TAEs e discentes que participarem das atividades presenciais deverão fazer prova da vacinação completa contra a COVID-19.
8) Também de acordo com as recomendações da administração superior e com a própria liminar do TRF-2, toda a atividade presencial estará sujeita a suspensão em caso de piora das condições gerais da pandemia no Rio de Janeiro. Qualquer diagnóstico de infecção pela COVID-19 de algum dos frequentadores da escola também pode ensejar o retorno ao modo remoto de trabalho e ensino.
9) Serão seguidas as orientações da Reitoria mantendo em atividades de forma remota pessoas: com sessenta anos ou mais; com imunodeficiência ou doença crônica ou grave, nos termos da legislação vigente; com deficiência, caso não possa ser vacinado devido a alguma contraindicação; com limitação de acesso ao local de trabalho, em decorrência de barreiras sanitárias e decretos locais que restrinjam a circulação de meios de transportes; com filho(a) em idade escolar, cuja escola/creche não tenha retomado as atividades presenciais regulares ou haja suspensão de atividades presenciais do serviço de escola e/ou creche em razão da ocorrência de casos de infecção pelo Sars-CoV-2; encarregado do cuidado de pessoa que necessite de atenção especial, mesmo que não esteja contaminada ou com suspeita de covid-19.
10) A ECO irá considerar, em seu planejamento de retorno gradual, famílias que tiverem necessidades alternativas de carga horária para atender crianças de até 12 anos e apoiá-las durante as atividades de trabalho e estudo.
A Direção da Escola de Comunicação e a Comissão de Protocolos Pós-pandemia estarão à disposição para quaisquer informações ou dúvidas do corpo social da escola, pelo e-mail .
Aproveitamos a oportunidade para esclarecer que o adiamento do início das aulas em 2021/2 não teve qualquer relação com a questão do retorno presencial. Foi decisão do Conselho Departamental da ECO, em função da extensão do prazo de pedidos de inscrição em disciplinas.
Saudações,
Suzy dos Santos
Diretora da Escola de Comunicação
José Henrique Moreira
Presidente da Comissão de Protocolos Pós-pandemia / ECO