Coordenação
Profa. Fernanda Carrera – Coordenadora
E-mail para contato: coordenacaopp@eco.ufrj.br
Atendimento: quartas-feiras, 11h às 13h.
Sala 101A.
O curso de Publicidade e Propaganda tem como objetivo dar conhecimentos teóricos e metodológicos da Comunicação ao aluno, formando profissionais capazes de atuar em diversos setores da comunicação e que sabem pensar, por terem “aprendido a aprender”, desde o planejamento estratégico até a veiculação de campanhas, passando pelas etapas de criação e produção de anúncios. Esses profissionais devem ser capazes de:
- planejar e desenvolver atividades práticas em publicidade e propaganda;
- supervisionar e orientar a produção de criação e produção em mídia gráfica, eletrônica e audiovisual;
- atuar em áreas de comportamento do consumidor, pesquisa de mercado e gestão de organizações para comunicação;
- analisar e avaliar a organização, o ambiente e o cliente do produto de comunicação.
O currículo do curso possui disciplinas teóricas e práticas. Nos primeiros três períodos (Ciclo Básico) a parte teórica é enfatizada. Nestes períodos são ministradas disciplinas como: Língua Portuguesa, Filosofia, Antropologia, Teoria da Comunicação, Psicologia, Realidade Brasileira. A parte teórica é extremamente importante para a formação do aluno. Na parte prática o curso oferece disciplinas como Redação Publicitária, Relações Públicas, Planejamento de Campanhas, Criação Publicitária, Promoção e Merchandising, Produção Gráfica e Produção Publicitária em RTVC. Os alunos contam com a biblioteca e os laboratórios da CPM.
- Prazo máximo de integralização: 14 segmentos.
- Duração recomendada: 8 segmentos.
- Número mínimo de horas (CNE): 2700.
- Duração em anos (CNE): Mínima 4, máxima 7.
- Reconhecimento: Portaria 272 de 03/04/2017 publicada no Diário Oficial da União em 04/04/2017
- Aprovação do Currículo: Processo 0205080152 de 08/05/2002 publicado no Boletim Interno da UFRJ em 08/05/2002
Observações: Como disciplina complementar, poderá o aluno cursar disciplinas de outras unidades da UFRJ, desde que aprovadas pelo coordenador do curso. Para pleitear acesso ao ciclo profissional, em qualquer habilitação, o aluno deverá cumprir um mínimo de quinze disciplinas obrigatórias do ciclo básico e os dois laboratórios de comunicação, A e B. Quando atinge essas condições, é facultado ao aluno aguardar, para exercer o direito de escolha, até, no máximo, um período adicional cursando disciplinas faltantes ou outras complementares.
Fluxograma das disciplinas de Publicidade e Propaganda
Grade curricular e ementas do Ciclo básico