Ações de extensão da ECO

Ação de comunicação comunitária e os coletivos no Rio de Janeiro

Resumo

O curso será realizado pelo Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC) a partir do edital da Faperj em curso. O projeto intitulado “O abandono da comunidade: pandemia, crise, solidariedade, ações afetos e comunicação das favelas na construção do comum” prevê dentre as suas ações o mapeamento e a interação – através do tripé da educação: ensino, pesquisa e extensão – com os coletivos que atuam nas favelas do Rio de Janeiro desde o início da pandemia. O objetivo do projeto é identificar as ações de combate a pandemia realizadas nas favelas e pelas favelas por meio de um entrelaçamento entre seus três grandes temas: favela, comunicação comunitária e relações raciais. Em um contexto social, sanitário, econômico e político onde a pandemia, o desemprego e o negacionismo serviam como pano de fundo, as ações de comunicação e informação dos coletivos espalhados pelo tecido urbano do Rio de Janeiro exerceram papel fundamental na sobrevivência da população carioca.

Atividades previstas para os estudantes

Os estudantes envolvidos nos encontros da ação de extensão deverão atuar como multiplicadores das questões, reflexões e pesquisas junto às lideranças dos coletivos das favelas do RJ, aos parceiros comunitários e institucionais; assim como, receptores de proposições metodológicas oriundas de interlocutores comunitários. Atuar na organização dos cursos. Os estudantes deverão participar dos atendimentos, reuniões, planejamento, organização e execução com os parceiros, comunidades, lideranças religiosas e pesquisadores que investiguem temáticas da Comunicação Comunitária; Atuarem como ouvintes ativos das proposições temáticas dos encontros dos parceiros em suas demandas junto a seus públicos (favelas), promovendo interlocução de propostas, sugestões metodológicas horizontalmente propositivas. Capacitar parceiros no uso de ferramentas de comunicação e redes sociais para o compartilhamento de saberes tratados nas edições dos cursos com os membros dos coletivos.

Coordenação da ação

Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos