Ações de extensão da ECO

A era dos dados e a representatividade negra na comunicação

Resumo

Se negras e negros têm historicamente, no Brasil, menor participação nos melhores e mais bem remunerados postos de trabalho, a disparidade é maior ainda quando é levado em conta o mercado de trabalho na área de comunicação. Apesar de cerca de 54% da população brasileira se autodeclarar negra (pretos e pardos), segundo dados do IBGE de 2014, uma pesquisa de 2015, realizada por Danila Dourado, mostrou que, a cada mil funcionários nas agências de publicidade, apenas 35 eram negras(os) e que, entre 404 executivas(os) de alta direção nas agências, apenas 3 eram negras(os). A partir desse cenário, o Coletivo Pretaria, que se configura em um dos braços de ação da ONG Pretaria.Org, se propõe a “contribuir (…) para que a população negra seja inserida e esteja envolvida nas cadeias de valor e de produção da Comunicação brasileira, constituindo massa crítica para compor equipes e cargos de supervisão, coordenação e direção nas agências de propaganda, nas redações de revistas e jornais, nas equipes de produção de conteúdos institucionais, relações com o mercado, edição e direção das rádios e emissoras de TV, fomentando e divulgando oportunidades no mercado e nas instituições de formação acadêmica destinadas à formação de profissionais de Comunicação”. Assim, essa associação entre o Coletivo Pretaria e o Laboratório de Jornalismo de Dados (DataJor), através deste projeto de extensão, avaliará a presença das(os) negras(os) no campo da comunicação, via universidade e mercado.

Atividades previstas para os estudantes

• Leitura de textos e debates sobre os temas pesquisados;
  • Coleta, organização, processamento, análise e visualização de dados;
  • Estudo de software de análise de dados;
  • Redação de relatórios parciais e finais;
  • Realização de eventos para apresentação dos resultados;
  • Aplicação de entrevistas em profundidade e questionários.

Coordenação da ação

Alda Rosana Duarte de Almeida