Categorias
Institucional

Seleção para o Narratlab

O Narratlab faz sua primeira convocatória pública para os grupos de criação de roteiro. Nesses módulos serão selecionados participantes em duas linhas: Narrativas Sonoras e Narrativas Negras. As inscrições estão abertas a todos os alunos da UFRJ e deverão ser realizadas entre os dias 01 e 15 de março. Os interessados devem enviar os documentos solicitados para o e-mail narratlab@eco.ufrj.br. Os candidatos selecionados serão anunciados na primeira quinzena de abril.

Linhas Narrativas Sonoras

O grupo de criação de narrativas sonoras é um projeto voltado para a roteirização de podcasts seriais de ficção e documentário. Em seu primeiro módulo, os candidatos selecionados vão desenvolver quatro roteiros de podcasts ao longo do ano de 2023.

Durante o processo de pesquisa e escrita dos podcasts, o grupo vai experimentar na prática as ferramentas estruturantes das narrativas sonoras.

Eixos como ‘unidade temática – pluralidade de perspectivas’, ‘personagem breve – personagem denso’, ‘qualidade informativa – vivacidade imagética’, ‘arco fechado – obra aberta’ são alguns dos aspectos que vão orientar a escrita dos roteiros selecionados.

O primeiro módulo acontece entre os meses de abril e dezembro de 2023, e contará com a participação e colaboração de profissionais e especialistas no tema. Ao final do processo serão apresentados quatro roteiros de podcasts. Para essa experiência serão selecionados quatro candidatos.

Os participantes interessados devem enviar uma proposta de 1 página com uma ideia para um podcast e 1 página de apresentação original do candidato (biografia, interesse no tema, interesse no laboratório).

Orientador responsável: Aurélio de Aragão

Professor, pesquisador e roteirista de filmes, séries e podcasts. Colaborador da Rádio Novelo, foi roteirista dos podcasts “Praia dos Ossos” e “República das Milícias”.

Também roteirizou para a Globoplay as séries “A Divisão”, “Os homens são de Marte”, “Por isso sou vingativa” e “Família em Férias”; para o FOX Premium, “Me chama de Bruna”; para a Paramount Plus, “Adriano, o imperador”; para o Netflix, “Elize Matsunaga, era uma vez um crime”. Foi roteirista, diretor e consultor de mais de uma dezena de curtas premiados no Brasil e no exterior. Roteirizou os longas “A Divisão”, “New Life S.A.”, “Viola no Redemoinho” e “O Cerco” (do qual também é diretor).

Foi professor da Academia Internacional de Cinema, da Roteiraria, do Cine BH e é roteirista da Escola de Comunicação da UFRJ desde 2008.

Linha Narrativas Negras

O grupo de narrativas negras no cinema vai desenvolver quatro roteiros de curta metragem de ficção ou híbridos.

A questão fundadora sobre o que é (ou o que seriam?) o(s) cinema(s) negro(s) serão formuladas, refletidas e respondidas na própria escrita dos roteiros.Mas uma resposta definidora à questão deve ser dada aqui: as narrativas negras só existem, fundamentalmente, se feitas por pretas e pretos.

Logo, é pré-requisito que o grupo seja constituído por pretas e pretos que irão se debruçar sobre as ferramentas dramatúrgicas que estruturam o roteiro pelo filtro negro, seja no jogo tensionado com os gêneros usuais (drama, comédia, suspense…) mas também nas ficções especulativas negras, como o afrofuturismo, afropessimismo, terror negro, afrossurealismo e afrofabulação.

O primeiro módulo acontece entre os meses de abril e dezembro de 2023, e contará com a participação e colaboração de profissionais e especialistas no tema. Ao final do prazo, o grupo vai concluir a escrita de quatro roteiros de curta metragem. Para esse percurso serão selecionados quatro candidatos.

Os participantes interessados devem enviar uma proposta de 1 página com uma ideia para um curta metragem e 1 página de apresentação original do candidato (biografia, interesse no tema, interesse no laboratório).

Orientador responsável: Mauro Reis

Cineasta formado pela UFF com Mestrado Profissional em Produção de Conteúdos Digitais pela UFRJ. Editor da Central de Produção Multimídia da Escola de Comunicação da UFRJ. Membro da APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro) e Sócio-Fundador da edt. (Associação de Profissionais de Edição Audiovisual).

Melhor Roteiro pelo curta “2 Homens” (2000, dirigido por Helvécio Marins Jr.) no Festival de Varginha (selecionado em diversos festivais, como Roterdã, Clermont-Ferrand, Gramado etc.). Premiado no Edital 2008 da Secretaria de Cultura – RJ onde desenvolveu o roteiro do longa-metragem de ficção “O Desejo Viaja de Trem”.

Diretor, Produtor, Roteirista e Montador dos curtas “Quando se sonha tão grande, a realidade aprende” (2016), vencedor do CINEfoot-RJ, CINEfoot-BH e FICTS Milano (considerado o Oscar do audiovisual esportivo) e “Mais triste que chuva num recreio de colégio” (2018), premiado pelo júri oficial de Oberhausen e selecionado para diversos festivais como Clermont-Ferrand, Festival do Rio, IndieLisboa etc.

Recentemente montou o longa “O Cerco”, selecionado para a Mostra Aurora em Tiradentes 2021, e o curta “Fantasma Neon”, Leopardo de Ouro no Festival de Roterdã 2021.