Ações de extensão da ECO

Compasso – Laboratório de comunicação publicitária aplicada à saúde e à sociedade

Resumo

O Compasso é uma unidade laboratorial que visa selecionar, analisar e criticar a propaganda governamental direcionada para a promoção da saúde e do bem-estar coletivos, assim como propor projetos de comunicação eficientes – com temáticas definidas anualmente (por exemplo: combate à tuberculose, prevenção ao HIV ou incentivo ao aleitamento materno) – e implementá-los nos mais diversos espaços sociais, especialmente em unidades de saúde, associações comunitárias, escolas etc., além de criação e manutenção de canais de divulgação dos produtos de comunicação do laboratório.

Atividades previstas para os estudantes

As atividades no Compasso vão requerer dos estudantes, entre outras coisas, atividades em equipes que contemplem: análise de cenário, revisão bibliográfica, pesquisa referencial, pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa, produção textual crítica – na primeira fase do projeto; e diagnóstico, planejamento estratégico de comunicação, planejamento de mídia, programação de mídia, criação, produção gráfica, produção audiovisual, produção de digital, monitoramento e inteligência de dados – na segunda fase. Ambas as fases se voltam para atividade de propaganda direcionada para a saúde e o bem-estar coletivos. As reuniões das equipes devem acontecer semanalmente, tanto quanto as atividades devem ser divididas e executadas com regularidade.

Coordenação da ação

Sandro Torres de Azevedo