Resumo
A palavra Àwúre é um vocábulo da Língua Yorubá, preservado no Brasil pelos descendentes escravizados dessa etnia, significa bênçãos, votos de sorte. Por este motivo foi o nome escolhido para designar um grupo de sacerdotes e pessoas iniciadas no Candomblé do Rio de Janeiro e outros estados brasileiros, com o propósito de troca qualificada de conhecimentos, intercâmbio cultural e religioso, além de preservar as tradições das casas de culto fundadas por africanos e descendentes.
O Fórum Awure é um encontro realizado desde 2016, sob a organização da Ialorixá Mara de Iemanjá e do professor Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos (ECO / UFRJ), com o apoio e participação do LECC – Laboratório de Estudos da Comunicação Comunitária (LECC-CNPq / ECO UFRJ), nas dependências do campus da Praia Vermelha. Em tais encontros a comunidade religiosa e lideranças de terreiro, ativistas em prol da laicidade e da liberdade religiosa, iniciados, estudiosos da cultura afro etc., trazem para dentro da universidade pública as suas questões, reflexões, saberes ancestrais. A cada semestre, ocorre uma edição do Fórum no qual se elege um tema, em torno do qual palestrantes convidados compartilham seus saberes tradicionais oriundos do chão do terreiro, assim como outros tantos os frutos de suas pesquisas acadêmicas. Trata-se de um diálogo terreiro-academia. A 8ª edição terá como tema “O Candomblé, Cultura e Democracia: Ressignificações dos papéis políticos dos terreiros pós-pandemia”.
Atividades previstas para o estudante
Os estudantes envolvidos nos encontros da ação de extensão deverão atuar como multiplicadores das questões, debates, reflexões e pesquisas junto às lideranças de terreiros de Religiões de Matriz Africana, aos parceiros comunitários e institucionais; assim como, receptores de proposições metodológicas oriundas de interlocutores comunitários. – Os estudantes deverão participar dos atendimentos, reuniões, planejamento, organização e execução com os parceiros, comunidades, lideranças religiosas e pesquisadores que investiguem temáticas afro-religiosas; – Atuarem como ouvintes ativos das proposições temáticas dos encontros dos parceiros em suas demandas junto a seus públicos (comunidades terreiro), promovendo interlocução propostas, sugestões metodológicas horizontalmente propositivas. – Capacitar parceiros no uso de ferramentas de comunicação e redes sociais para o compartilhamento de saberes tratados nas edições dos fóruns com os membros das comunidades terreiro.
Coordenação da ação
Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos
Contato
E-mail: cristiano.henrique@eco.ufrj.br