Ações de extensão da ECO

Memória do jornalismo brasileiro

Resumo

Memória do Jornalismo Brasileiro é um projeto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro que se propõe a contribuir para a formação de um quadro de pesquisadores no campo da história da comunicação e da história oral. Uma de suas ações mais importantes é a montagem de um arquivo com entrevistas realizadas com profissionais que atuaram (e atuam) em órgãos da imprensa brasileira. Pretende colher depoimentos de diferentes profissionais sobre suas trajetórias de vida e sobre processos considerados importantes para o entendimento da dinâmica histórica dos meios de comunicação jornalísticos. O MJB se propõe também a montar um laboratório de história oral e ofertar oficinais para o treinamento e o desenvolvimento de agentes que queiram desenvolver a metodologia de história de vida em comunidades próximas as áreas do entorno da UFRJ e também naquelas de vivência de seus alunos.

Atividades previstas para o estudante

Os estudantes participarão de debates teóricos sobre memória e identidade e receberão treinamento nas técnicas de entrevista e história oral. Elaborarão roteiros e realizarão entrevistas, ajudarão na edição do material e na alimentação do site do projeto. Ajudarão também na replicação de suas experiências com os moradores da comunidades contempladas no projeto.

Coordenação da ação

Ana Paula Goulart Ribeiro